Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Farmácia do Sul diz que áudio para evitar contratação de profissional gordo ou gay é falso

Conteúdo atribuído à rede São João circula nas redes sociais

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Uma das maiores redes de farmácias do Sul do país, a São João divulgou um comunicado nesta segunda (18) afirmando que é falso um áudio que circula nas redes sociais com a fala de uma suposta recrutadora que orienta seus colegas a evitarem a contratação de candidatos gordos, gays e com piercing para vagas de emprego.

O nome da empresa não é citado no áudio, mas aparece nos comentários de internautas, que atribuem o conteúdo à rede São João.

Na gravação, a voz orienta que as lojas contratem pessoas com "aparência boa", evitando candidatos tatuados, com piercings no rosto e "muito gordos", porque a empresa “lida com saúde”.

Carteira de trabalho e previdência social - Gabriel Cabral - 22.jul.2019/Folhapress

“Se pegar alguém, com todo o respeito, viado, tem que ser uma pessoa alinhada, que não vire a mão, não desmunheque”, diz o áudio.

A mulher conclui: “Feio e bonito, a gente vai pagar o mesmo preço. Então vamos pegar os bonitos, né. Não somos bobos nem nada”.

Na nota divulgada pela São João, a rede diz que as informações foram publicadas por pessoas de fora e desconhecidas para prejudicar a imagem da empresa. Afirma, ainda, que está tomando medidas para averiguar e responsabilizar quem gerou o conteúdo.

“A empresa repudia toda e qualquer manifestação que possa contrariar o ideal e valores de respeito aos direitos humanos. Temos consciência de que a pluralidade é democrática, faz parte do desenvolvimento sustentável e à preservação das liberdades individuais”, diz a São João na nota.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas