Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu inflação

Turismo avança com viagem de negócios, mas com ritmo lento e medo da inflação

Índice da FecomercioSP teve a quarta alta consecutiva em agosto

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A recuperação do turismo em São Paulo ganha fôlego com o retorno das viagens de negócios, segundo a FecomercioSP. Em agosto, o índice que mede a atividade do setor chegou a 61,5 pontos. É a quarta alta consecutiva.

Ainda está distante dos 100 pontos, patamar de janeiro de 2020, anterior à pandemia, usado como referência.

Em agosto, o crescimento foi de 1,6% em relação a julho, e de quase 60% ante o mesmo mês de 2020.

Segundo o levantamento, a taxa de ocupação dos hotéis se aproxima dos 50% na capital paulista. O desempenho do ramo hoteleiro, apesar de positivo, ainda está 19% abaixo da média do primeiro bimestre do ano passado.

Já a geração de emprego no setor avançou 0,6% na comparação com julho, totalizando quase 6.000 trabalhadores formais contratados em quatro meses. O faturamento das empresas permaneceu estável.

Nos transportes, houve queda de 5,6% no movimento dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, e alta de 2% no número de passageiros nos terminais de ônibus da capital, que pode ter sido puxada pelo encarecimento das passagens aéreas, diz a FecomercioSP.

Na avaliação da entidade, os resultados apontam retomada consistente, porém, em um ritmo mais lento, mesmo com o avanço da vacinação e a flexibilização das restrições. O setor ainda deve ter de lidar com a pressão da inflação nos custos operacionais nos próximos meses.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas