Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu mudança climática clima

São Paulo avança em estudo sobre vulnerabilidade a mudança climática

Secretário do ambiente diz que material já começou a ser disponibilizado aos municípios

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O estudo ambiental do estado de São Paulo que detalha as áreas sensíveis a mudanças climáticas por região, trabalho que vinha sendo elaborado na última década, já começou a ser disponibilizado aos municípios, segundo o secretário de meio ambiente de São Paulo, Marcos Penido.

Ele afirma que o zoneamento pode direcionar as iniciativas para tentar aumentar a resistência dos municípios às mudanças do clima.

"Ao conhecer todas as características e fragilidades, é possível fazer muito melhor as adaptações necessárias para combater áreas de enchentes, deslizamentos, escassez hídrica, melhorar proteção vegetal", diz Penido.

O documento segmenta e classifica o território do estado por critérios como resiliência às mudanças climáticas, segurança hídrica, conservação da biodiversidade e redução das desigualdades regionais.

Na diretriz de segurança hídrica, por exemplo, grande parte das regiões administrativas apresentam resultados acima da região metropolitana de São Paulo.

Na proteção da biodiversidade, algumas localidades do norte do estado têm resultados piores. Um dos pontos de atenção é a presença de índices baixos de resiliência às mudanças climáticas e de segurança hídrica em áreas das regiões metropolitanas de São Paulo e na área de Santos.

com Ana Paula Branco

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas