Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Comércio de SP vê menor intenção de presentear no Dia das Mães deste ano
Levantamento anual da ACSP ficou em torno de 50% ante quase 60% no ano passado
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O levantamento anual da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) sobre a expectativa de compras de presentes para o Dia das Mães mostrou uma redução na parcela dos que pretendem presentear em 2022. Cerca de 50% dos entrevistados pretendem ir às compras para o final de semana, ante 59% no ano passado.
A queda é atribuída a fatores como inflação e endividamento.
A maior parte daqueles que querem presentear suas mães deve gastar entre R$ 50 e R$ 150. Cerca de 40% dizem querer desembolsar menos que no último ano. Parcela semelhante afirma que vai gastar mais.
Os itens mais buscados continuam sendo os de uso pessoal, como maquiagem e joias, representando 71% das intenções de compra. O setor de roupas e calçados também se destaca (69%), junto com o de móveis, eletrodomésticos e equipamentos digitais (73%), que, segundo a ACSP, foi impulsionado pelo home office.
Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins
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