Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Congresso Nacional

Teto do ICMS ganha espaço nas redes com apoio a Bolsonaro

Assunto alcançou quase 6% de participação nos temas econômicos, aponta monitoramento

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O apoio bolsonarista ao projeto de lei complementar que impõe teto ao ICMS sobre combustíveis, aprovado pelo Senado nesta segunda (13), conseguiu ocupar um espaço considerável no debate das redes sociais.

O monitoramento da .Map, agência de análise de dados e mídias, no período de 1º a 13 de junho aponta que o assunto alcançou quase 6% das manifestações entre os temas econômicos, quase 75% delas em sinal de apoio.

Os internautas elogiaram Bolsonaro pela medida e criticaram o PT por não ter votado a favor, segundo a Map. A votação é considerada uma vitória para o governo, que travou guerra com os estados, atribuindo a eles a responsabilidade pela alta dos combustíveis.

Senado vota proposta que limita ICMS sobre combustíveis e PEC dos Biocombustíveis - Gabriela Bilo/Folhapress

Por outro lado, a desaceleração do IPCA de maio não conseguiu minimizar as críticas dos internautas à inflação, que segue na liderança dos temas econômicos mais comentados nas redes, com quase 18% de participação, segundo o monitoramento, que trabalha com avaliação qualitativa de uma amostra em um universo de 1,4 milhão de posts no Facebook e Twitter.

Entre os assuntos econômicos, ganha repercussão o descontentamento em relação às finanças pessoais, com quase 26% de participação.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas