Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Indústria encolhe tamanho das embalagens para segurar consumidor na inflação
Sucos prontos e produtos para animais de estimação se destacam entre as versões reduzidas, diz pesquisa
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Em meio à pressão inflacionária, que levou a indústria a encolher o tamanho de seus produtos para oferecer versões menores e com preços mais baixos ao consumidor, os itens com maior redução foram os sucos prontos, segundo a Radar Scanntech, plataforma de dados do varejo.
Segundo a pesquisa, a diminuição foi de 10% no volume médio. O preço, por sua vez, caiu 1%.
Já os produtos para animais de estimação, que também se destacaram na tendência, apresentaram redução de 8% nas embalagens e o desembolso ficou 11% menor.
No geral, a redução média ficou em 7% em junho.
Flávia Costa, da Scanntech, diz que a medida atende as duas pontas no cenário de inflação.
"Com embalagem menores, o cliente pode continuar consumindo aquele produto, desembolsando menos e para a indústria é benéfico porque ela também continua vendendo aquele produto. Não vai perder o consumidor em função de um aumento de preço", afirma.
Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos
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