Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Sindicalistas pedem apoio a Pacheco em defesa da indústria de ônibus contra importado

Presidente do Senado recebeu CUT, Força e Indrustriall nesta quinta (7)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O conflito da indústria nacional contra a importação no mercado de ônibus elétricos foi levado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por líderes sindicais nesta quinta (7).

Pacheco recebeu o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, Sérgio Nobre, presidente da CUT, e Aroaldo Silva, da Industriall (entidade que reúne as duas centrais), que foram pedir apoio à pauta e falar de risco de demissões.

Eles levaram um documento que critica um pedido protocolado neste ano no Ministério da Economia pela ICCT (organização de eficiência energética em transporte) para zerar o imposto de importação de ônibus elétricos.

ônibus elétrico da Higer que será usado na Copa do Mundo do Qatar - Divulgação

Segundo o presidente da Industriall, a medida estimularia e importação dos veículos da China e inibiria investimentos no Brasil, atrapalhando o debate sobre eletrificação das frotas pela indústria nacional. Ele afirma que cada ônibus impacta 4 empregos diretos.

"Na conversa, saiu a ideia de organizar um grupo de trabalho para discutir esse tema no Senado, com a participação de empresários do setor industrial e trabalhadores", diz Aroaldo Silva.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas