Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Cesta básica do ecommerce mantém alta em São Paulo
Tomate, sal e carne foram itens que mais encareceram, segundo monitoramento da Precifica
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Pelo segundo mês consecutivo, o preço da cesta básica vendida por lojas virtuais sofreu alta na região metropolitana de São Paulo. É o que mostra o levantamento da Precifica, empresa especializada em estratégias de preço.
Em novembro, o crescimento mensal foi de 0,91%. O preço da cesta passou de R$ 634,60 para R$ 640,40.
Os itens com as maiores variações foram o tomate (9,9%), seguido do sal refinado (7,1%), da carne bovina (4,4%) e do açúcar refinado (3,6%). Na outra ponta, o leite integral e o café em pó tiveram redução de aproximadamente 9%.
A alta em novembro, no entanto, foi mais branda do que em outubro (3,41%). A disparada no preço dos alimentos interrompeu uma sequência de cinco meses de queda, de maio a setembro.
A Precifica indica que o frete mais caro, provocado pelo aumento nos combustíveis, contribuiu para encarecer o valor dos alimentos.
Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix
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