Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Mercadante defende concessões em encontro com empresários

Declaração foi dada em meio a outros acenos do futuro presidente do BNDES ao mercado

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Entre os acenos que fez ao mercado nesta quarta (21) durante o almoço com empresários no Esfera Brasil, o futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, também defendeu as concessões. Disse que são um modelo exitoso e que os governos petistas fizeram mais concessões do que as gestões Bolsonaro e Fernando Henrique.

"Em muitas áreas, a concessão é bem-vinda, e o BNDES pode ajudar a desenhar o projeto. Pode, inclusive, inovar na forma de financiamento", disse.

"Por exemplo, em vez de você exigir a garantia da empresa, você tem como garantia o próprio pedágio. Então, está garantido o pagamento do financiamento", afirmou Mercadante.

Aloizio Mercadante em encontro realizado pelo grupo Esfera Brasil, em São Paulo - Bruno Poletti/Esfera Brasil

Em sua defesa das concessões rodoviárias, ele também disse que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) não tem recursos para fazer a manutenção das estradas federais. "Cai ponte, tem buraco na estrada etc, o estado não tem condições", ele afirmou a empresários.

No evento da Esfera, que foi visto como chance de aparar arestas após a repercussão negativa com que o mercado recebeu sua nomeação, Mercadante também disse que não quer BNDES do passado, exaltou pequenas empresas e economia verde.

Conforme o Painel S.A. antecipou, ele convidou nomes da nova diretoria do banco, como José Gordon (Embrapii), Natalia Dias (Standard Bank), e Luciana Costa (Natixis).

Joana Cunha com Fernanda Brigatti

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas