Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu greve ifood

Entregadores tentam mobilizar greve para o dia 29

Negociações com aplicativos em grupo do governo não chegou a acordo por valor mínimo por hora

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Entregadores que trabalham com aplicativos de entrega começaram a articular nesta semana a realização de uma greve. No Rio de Janeiro, ela já tem data e será na sexta (29), a partir de 9h. O ponto de encontro será na Candelária, na região central.

Em São Paulo, diferentes grupos ainda discutiam, nesta terça (26), o modelo da mobilização. Gilberto Almeida dos Santos, que lidera o sindicato de São Paulo, diz que a categoria se reunirá para decidir se fará uma manifestação separada ou se integrará os protestos de outros grupos.

Entregadores de aplicativos durante manifestação por mais direitos, em São Paulo - Bruno Santos - 16.abr.2021/Folhapress

O sindicalista considerou "decepcionante" a condução do governo Lula no grupo de trabalho que tenta criar um modelo de regulação para os serviços de entrega e de transporte intermediado por aplicativos.

O principal ponto de discórdia é o valor mínimo pago pelo serviço. Os entregadores querem o valor mínimo de R$ 35 por hora logada. Para as empresas, o modelo é inviável. Eles querem que a remuneração seja sobre a hora efetivamente trabalhada, ou seja, o tempo rodando.

Ralf Elisário, conhecido como Ralf MT, liderança do Rio, diz, em convocação para a greve, que o pagamento por hora logada é inegociável e que, sem ela, os entregadores não devem aceitar a regulamentação.

Com Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas