Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Governo paulista vira investidor profissional para fomentar empresas

Agência de crédito, Desenvolve SP fará aplicações em fundos em troca de investimentos em companhias

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo e Brasília

O mercado de fundos ganhou um novo investidor: o governo de São Paulo. O anúncio será feito nesta semana e, no comando das operações, estará a Desenvolve SP, agência de crédito do governo de São Paulo.

Pelas regras, os fundos investidos serão regulados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e deverão seguir normas de transparência na política de investimentos, taxas, prazos, gestores e administradores.

O governo de São Paulo vai virar investidor - Gabriel Cabral/Folhapress

Os fundos interessados terão de participar de um processo seletivo. A carta para a formalização estará disponível pelo site da Desenvolve SP.

A escolha será feita pelo comitê de investimentos do Desenvolve SP.

Nenhum fundo poderá receber mais do que R$ 50 milhões. A quantia investida pela Desenvolve SP deverá ser aplicada (em valor equivalente ou superior) em empresas com sede no estado.

A participação da instituição em FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) estará restrita a cotas de classe sênior.

No caso de FIPs (Fundo de Investimento em Participações), o teto será 25% do capital subscrito e integralizado do fundo.

O objetivo do governo é aportar dinheiro em fundos que operem com inovação e empreendedorismo, projetos de infraestrutura e sustentabilidade e facilitação de crédito para micro, pequenas e médias empresas.

Com Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas