Siga a folha

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Descrição de chapéu Copa Libertadores 2020

Final da Libertadores mostra que futebol brasileiro melhora lentamente

Elogios de Jorge Jesus e Abel Ferreira ao futebol nacional são bem-vindos, mas exagerados

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Todos precisam se vacinar. Só assim se chegará à imunidade coletiva. A eficácia de 50% da Coronavac não significa que apenas a metade dos vacinados formará anticorpos. Dos 50% dos vacinados que poderão ser infectados, é possível que nenhum tenha a forma moderada ou grave, o que é mais importante, uma demonstração de que todos produzirão anticorpos.

Libertadores

Palmeiras e Santos farão a final da Libertadores, mais uma constatação de que o futebol brasileiro tem melhorado lentamente, embora a atuação do Palmeiras na derrota por 2 a 0, em casa, para o River Plate, tenha sido horrível.

Os elogios ao futebol brasileiro dos dois ótimos treinadores portugueses Jorge Jesus e Abel Ferreira são bem-vindos, mas exagerados, pois envolvem outros sentimentos. O narcisista Jorge Jesus quer se valorizar para dizer que foi o rei de um dos melhores campeonatos do mundo. Abel Ferreira, sempre muito gentil, quis também agradar.

O Brasil tem o campeonato nacional mais equilibrado do mundo, o que não significa que tenha qualidade próxima aos melhores da Europa. É também muito mais fácil para um jogador brilhar no Brasil do que em qualquer time europeu, o que não significa que um ou outro não mereça ser convocado ou experimentado. O goleiro Weverton, merecidamente, já está na seleção.

A superioridade do River Plate sobre o Palmeiras, em São Paulo, foi muito maior que a do Palmeiras sobre o River Plate, na Argentina. Já o Santos foi melhor que o Boca Juniors nas duas partidas, especialmente na Vila Belmiro. O Santos, além da qualidade individual e coletiva, transborda de emoção em campo. Repito, Marinho ensaiou, sem conseguir, em vários outros times brasileiros, o que faz hoje no Santos. No Cruzeiro, era bastante vaiado.

A vitória do Palmeiras, por 3 a 0, na Argentina, e a derrota por 2 a 0, em casa, reforçam as opiniões de que, sem público, não há mais vantagem em atuar em casa. Não é tanto assim. Cuca percebeu que tinha de aproveitar o fator Vila Belmiro e foi para cima do Boca. Além disso, sabia que o empate com gols favorecia a equipe argentina. Outros técnicos brasileiros jogariam com excesso de cuidado e respeito (medo) contra o famoso Boca Juniors.

Os técnicos brasileiros estão mais ousados. Cuca sempre foi. Parafraseando João Guimarães Rosa, o que a vida quer da gente é conhecimento, lucidez e coragem.

Fazer diferente

Luxemburgo assumiu o comando do Vasco e, imediatamente, trocou Talles Magno de posição. Em vez de escalá-lo pela esquerda, como um ponta, atacando e defendendo, colado à lateral, como fazia o técnico português Ricardo Sá Pinto, Luxemburgo colocou Talles para jogar da esquerda para o centro, sem fazer parte da linha de marcação no meio-campo, com liberdade para driblar e tentar as jogadas individuais perto da área. É outro jogador.

Isso me faz lembrar dos meus 15 anos, no juvenil do América. O técnico Biju, que nunca tinha chutado uma bola, me disse: “Se quiser ser um ótimo jogador, treine muito e tente fazer coisas diferentes, o que os outros não sabem”.

Futuro

Está praticamente certo, embora alguns ainda acreditem em um grande milagre, que o Cruzeiro vai disputar novamente a Série B. Quando terminar, saberemos se os seis pontos negativos com que começou a competição, por causa da punição da Fifa, foram decisivos. O Cruzeiro terá de começar a trabalhar para melhorar a equipe e a situação financeira. Será muito difícil.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas