Siga a folha

Descrição de chapéu Alalaô

São Paulo faz prévia do Carnaval na região central

Foliões acompanham ensaio do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta na República

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Em contagem regressiva, o megabloco que arrasta milhares de foliões Acadêmicos do Baixo Augusta fez a última edição de seu festival de pré-Carnaval, na tarde deste domingo (17), na praça da República, região central da capital paulista. 

O ensaio teve outros blocos paulistanos de rua como convidados: o cordão carnavalesco Confraria do Pasmado, que desfilou suas marchinhas, sambas-enredos e axés, e o Forrozin, da cantora Mariana Aydar. 

"Meu carnaval começou tão bem. É emocionante ver a nossa cidade purpurinada, cheia de alegria e respeito. Viva o carnaval de SP", escreveu Aydar nas redes sociais. 

Também passou pela República o Carnaval Free Beats, bloco da festa criada por Mauro Farina, inspirada no Sound System jamaicano que ecoou nas festas de Nova York na década de 1980. O ensaio teve discotecagem de Renata Corr, Dimas Henkes, Paul Pex e Mariana Mats e dos DJs do Mooc.

O MinhoQueens, um dos maiores blocos LGBT de São Paulo, também fez seu esquenta final antes de ocupar a praça da República no sábado de Carnaval. Divas da música pop nacional e internacional como Pabllo Vittar e Lady Gaga aparecem no repertório.

Inspirado nas festas do Nordeste, o Bloco Jegue Elétrico levou versões bem-humoradas de marchinhas para Pinheiros, neste domingo. E o segundo ensaio do Pardieiro e Bloco Lua Vai foi marcado por brasilidades e pagodes, como “Dança da Vassoura”, do Molejo. A festa, comandada pelos DJs Muralha, Samuel de Assis, Lia Macedo e Leandro Pardí, teve também show do Grupo Samba da Brisa.

Este ano, a previsão da prefeitura é de recorde de público nos blocos de rua. A gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB) espera reunir 5 milhões de pessoas no período de três semanas de festas. São 516 blocos inscritos, o que irá se traduzir em 556 desfiles pela cidade.

Os números, de acordo com a Secretaria de Subprefeituras, representam crescimento de 20% em comparação com o evento do ano passado, que reuniu 433 blocos. 

De acordo com a prefeitura, o Carnaval de 2019 terá 320 trajetos e blocos descentralizados. Outra grande mudança em relação ao ano passado foi a retirada da avenida 23 de Maio do circuito dos megablocos, que foi substituída pela avenida Tiradentes, no Centro. A alteração ocorreu por recomendação do Ministério Público, principalmente pela falta de uma rota de fuga nas imediações da via.

As avenidas engenheiro Luís Carlos Berrini e Marquês de São Vicente também serão novidades para a edição da festa no próximo ano.

A Sé, Vila Mariana, Pinheiros e Lapa são as regiões que concentrarão com o maior número de atrações.

Para os foliões que querem acompanhar os blocos favoritos durante o Carnaval, a Folha criou uma ferramenta online, chamada Carnaval de Rua 2019.

Com o aplicativo web, é possível verificar a programação do Carnaval de rua de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. E ainda buscar os blocos por nome, dia e horário, e encontrar a folia num determinado bairro.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas