Siga a folha

Centro de São Paulo sofre apagões após falha de transmissão

Empresa de energia investiga causas; pane aconteceu devido à problemas com equipaentos subestação Anhanguera

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Bairros do centro da cidade de São Paulo amanheceram sem energia elétrica nesta sexta-feira (26). Apesar de a eletricidade ter sido restaurada, houve um segundo apagão por volta das 9h40. Foram registrados apagões na Santa Cecília, Consolação, Higienópolis, República e Bom Retiro.

De acordo com a Enel, empresa responsável pela geração e distribuição de energia elétrica, os apagões aconteceram após um desarme em uma linha de transmissão de eletricidade da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista).

A empresa não informou o horário dos apagões, mas afirma que a energia foi restabelecida nas duas ocasiões "por meio de manobras com equipamentos de automação".

A CTEEP disse em comunicado que a falha aconteceu em equipamentos da subestação Anhanguera, que fica na região de Osasco, cidade da Grande São Paulo.

Luz de automóvel ilumina a esquina das ruas Canuto do Val e Martim Francisco, na região da Santa Cecília, durante apagão no centro de SP. Bairro ficou sem energia elétrica entre 5h e 5h30, e novamente a luz voltou a faltar por volta das 9h40 desta sexta-feira (26) - Otavio Valle/Folhapress

A secretária Brenda Krishna Rodrigues Dinis, 26, afirma que seu apartamento na rua Frei Caneca, no bairro da Consolação, ficou sem energia por volta das 9h30. "Desci na portaria do prédio e o zelador me disse que havia tido um apagão em toda a rua. Há um supermercado aqui em frente que chegou a fechar por causa disso", conta.

Outros relatos de moradores da região central da cidade corroboram o relato de Brenda. O primeiro apagão teria acontecido por volta das 5h e a energia fora restaurada menos de uma hora depois. O segundo teria ocorrido entre 9h30 e 9h40 e durando cerca de 40 minutos. A CTEEP informou que o segundo apagão aconteceu às 09h31e que o sistema de fornecimento foi normalizado às 10h13.

Aline Oliveira, 24, usava a internet pelo celular quando o sinal caiu. Ela chegou a tentar conectar novamente, mas logo percebeu que era um problema de falta de energia elétrica. "Tudo estava apagado. Havia um barulho de obras na frente do prédio, achei que tivesse algo a ver, mas a minha amiga com quem divido o apartamento voltou esbaforida da padaria e disse que não havia energia em toda a rua", disse. Aline mora na Vila Buarque.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas