Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Hospital do Ibirapuera será fechado no fim de setembro

Governador Doria vai ao local no sábado (26) para formalizar encerramento

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O governo do estado de São Paulo planeja fechar o terceiro hospital de campnha da capital, o do Ibirapuera.

Os médicos que atuam no local foram informados de que as atividades serão encerradas até o próximo dia 30, mas já no sábado (26) haverá o encerramento formal, com a presença do governador João Doria (PSDB).

Profissionais ouvidos pela Folha em condição de anonimato relatam que o fechamento das alas vem acontecendo aos poucos nos últimos dias. Segundo um médico, atualmente há uma ala (de quatro) de enfermagem e uma ala (e duas) de estabilização (UTI) funcionando.

O hospital de Campanha do Ibirapuera no Combate ao Coronavírus - Ronny Santos/Folhapress

Funcionários dizem que foram avisados do encerramento no próximo dia 30, mas que muitos já vinham sendo desligados. As escalas até o fim do mês foram alteradas e os plantões, cancelados.

Isso trouxe problemas para profissionais que trabalham também em outras instituições, segundo relatos, uma vez que não tivram tempo de buscar outros plantões para os períodos cancelados.

A Secretaria estadual de Saúde dise que atualmente há 26 pacientes internados no local e que a Seconci (uma Organização Social de Saúde) é responsável por garantir os direitos trabalhistas dos funcionários, uma vez que é quem gere o local.

A Seconci afirmou que "não há nem um membro das equipes que vem trabalhando naquela unidade que não receberá tudo o que a legislação trabalhista determina".

O hospital foi inaugurado em maio, com 268 leitos e mais de 7.500 m2. A estrutura conta com cerca de 800 profissionais, sendo 213 médicos e 444 da enfermagem, além de fisioterapeutas, farmacêuticos e outros.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas