Siga a folha

PM de SP afasta policiais flagrados agredindo jovem com socos e chutes; veja vídeo

Corporação informou que tenta identificar a vítima para continuar inquérito que pode levar à expulsão de agressores

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Três policiais militares de São Paulo foram afastados dos trabalhos de rua pelo comando da corporação após serem identificados participando da agressão a um rapaz já rendido, conforme imagens registradas por um morador de Santo André (região metropolitana de São Paulo).

De acordo com a Polícia Militar, o caso teria ocorrido em 14 de novembro. O vídeo mostra dois policiais desferindo socos e chutes no rapaz, práticas que, segundo a corporação, “violam os procedimentos operacionais padrão da PM, bem como os valores e princípios da instituição”.

Em nota, a PM informou que tomou conhecimento do vídeo na última terça-feira (17) e, após análise do conteúdo, conseguiu identificar o local das agressões como sendo a estrada Cata Preta, em Santo André.

O vídeo foi tornado público nesta quinta (19) pela própria PM.

Um IPM (Inquérito Policial Militar) foi aberto para apurar o caso e, após investigação inicial, foi possível identificar a equipe que trabalhava no local e data dos fatos. As características físicas de dois dos três policiais da equipe coincidem com as dos envolvidos.

Embora não apareça nas imagens participando das agressões, o terceiro PM foi afastado porque, para o comando da corporação, ele deveria ter tomando providências diante delas, mas não o fez.

A investigação também conseguiu identificar o responsável pela gravação, ouvido na condição de testemunha.

A corregodoria tenta, agora, identificar e localizar a vítima da agressões. “Os policiais suspeitos estão afastados do serviço operacional. O trabalho da corregedoria consiste, no momento, justamente em localizar o rapaz que aparece nas imagens."

A PM finaliza a nota afirmando que seu compromisso é proteger as pessoas e, por isso, é "implacável contra pontuais desvios de conduta".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas