Siga a folha

Prefeito de Ribeirão Preto se desculpa por ir a resort após fechar cidade pela pandemia

Tucano disse que reserva em hotel, que coincidiu com medidas adotadas por sua gestão, estava feita havia mais de um mês

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Ribeirão Preto

As imagens começaram a circular em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) ainda na noite de sexta-feira (28) e ganharam força no dia seguinte. Nelas, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), está sentado com uma mulher em uma mesa de um resort na região de Araraquara, num dia em que a cidade que governa tinha abertura presencial proibida para restaurantes, bares e supermercados, entre outras atividades.

Usando uma máscara no queixo, já que estava ingerindo alguma bebida, Nogueira foi flagrado por um hóspede do resort, que o reconheceu. Crianças e demais hóspedes presentes ao estabelecimento também utilizavam máscaras e havia música ao vivo no local.

Entre quinta-feira (27) e esta segunda-feira (31), a cidade adotou o que a prefeitura classificou como fase restritiva emergencial —quase um novo lockdown—, que fechou comércio, supermercados, os quatro shoppings da cidade, restaurantes e salões de beleza, entre outras atividades, e suspendeu o transporte coletivo urbano.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), em resort na região de Araraquara no dia 28 de maio, data em que a cidade que governa tinha severas restrições devido à pandemia da Covid-19 - Reprodução

Na entrevista à imprensa em que anunciou como ficarão as restrições para a cidade nesta semana, Nogueira confirmou que era ele nas imagens e pediu desculpas.

“Eu já havia feito a reserva para esses dias de fim de semana de descanso havia mais de um mês e calhou que o dia da minha reserva coincidisse com a mudança da fase restritiva emergencial de Ribeirão Preto" afirmou o prefeito, frisando que seguiu "todos os protocolos sanitários da região de Araraquara, de fase laranja”.

Nogueira disse ainda considerar que, em um ano e três meses de pandemia, “não tem nenhuma pessoa no mundo, principalmente dirigentes de qualquer nação, estado ou cidade, que possa [não] ter errado ou acertado”.

“Talvez eu não devesse ter ido mesmo, e peço aqui desculpas àqueles que se sentiram ofendidos por essa minha ação. Mas, sem dúvida alguma, a gente tem que reconhecer com humildade quando a gente erra, dizer que errou, ser sincero na nossa manifestação e procurar corrigir essas coisas para a frente", disse o tucano, complementando que agirá assim daqui por diante.

Nesta segunda-feira, Nogueira prorrogou a fase emergencial restritiva da cidade por mais dois dias e, na quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, Ribeirão começará a permitir a abertura de algumas atividades, até se igualar às restrições do Plano São Paulo.

O transporte coletivo, porém, seguirá suspenso na cidade de 711 mil habitantes até o próximo domingo (6). Na noite desta segunda, a cidade tinha 95,3% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados —306 das 321 vagas. Em enfermarias, há outras 321 pessoas, o que representa 82,95% das 387 vagas existentes.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas