Siga a folha

Araraquara inicia abertura após uma semana de lockdown e com nova alta de mortes por Covid

Pelo segundo mês, cidade do interior de SP vê óbitos causados pela doença apresentar crescimento

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Ribeirão Preto

Primeira cidade a fazer lockdown e que adotou novamente restrições totais até este domingo (27), Araraquara (a 273 km de São Paulo) fechará junho com alta no total de mortes em decorrência da Covid-19 pelo segundo mês seguido.

Dados divulgados nesta segunda-feira (28) pelo comitê local de contingência do coronavírus mostram que os óbitos provocados pelo novo coronavírus já somam 506 desde o início da pandemia, sendo 60 deles no mês de junho.

O total, ainda antes de o mês acabar, já supera as 59 mortes causadas pela doença em maio —mês que já tinha registrado mais óbitos que em abril (49)— e confirma a escalada de casos, internações e mortes causadas pela Covid-19 na cidade de 238 mil habitantes.

Nas últimas 24 horas, foi registrada a morte de um homem de 46 anos, que tinha comorbidades e estava internado desde o dia 18 num hospital da rede pública.

Comércio fechado na rua 2, no centro de Araraquara, durante o lockdown decretado na cidade - Divulgação/Prefeitura de Araraquara

Em junho, já são 3.947 casos da doença, abaixo apenas dos 4.218 registrados em fevereiro, mês do primeiro lockdown, após a detecção da circulação da variante P.1.. Como comparação, maio teve 2.470 casos.

Do total de óbitos, 414 foram registrados em 2021, ante 92 de todo o ano passado.

O lockdown adotado duas vezes na cidade, governada pelo ex-ministro (Secom) Edinho Silva (PT), a transformou em alvo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), crítico das medidas restritivas.

“Nós temos um prefeito que não sei o que tem na cabeça dele, de Araraquara, que novamente [está] programando um novo lockdown na sua cidade, e uma cidade também que morre mais gente que a média do Brasil”, disse Bolsonaro no último dia 17, em sua live.

Foi ao menos a terceira crítica feita pelo presidente ao petista, que afirmou que Bolsonaro atacou Araraquara “de forma gratuita, do nada” e que divulgou “inverdades”.

Na cidade, seguidores do presidente também têm atacado o lockdown, o que foi alvo de uma live da secretária da Saúde de Araraquara, Eliana Honain, nesta segunda.

“Por favor, deixem-nos trabalhar, deixem-nos cuidar das pessoas que precisam. Deixem de politizar a saúde, deixem de politizar uma doença tão grave”, disse a secretária.

A cidade teve 25.430 casos até agora, o que significa que 10,66% dos 238.339 habitantes de Araraquara foram oficialmente diagnosticados com o novo coronavírus desde o início da pandemia.

A ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) alcançou 82% nesta segunda na cidade, que tem um total de pacientes internados, incluindo em enfermarias, que chega a 189. Desses, 104 são moradores de Araraquara e 85 residem em outros 35 municípios. São Carlos é a cidade com mais pacientes transferidos para hospitais de Araraquara, com 17.

A partir desta segunda-feira, e até domingo, o comércio poderá abrir até as 19h, postos de combustíveis poderão funcionar até as 20h e bares e restaurantes só poderão atender presencialmente até as 19h.

Entre a última segunda-feira e este domingo, foram feitas 10.491 ações de fiscalização na cidade, 4.083 delas entre sexta (25) e domingo, com o registro de três boletins de ocorrência e 152 multas.

A maioria das ações foram abordagens de pessoas em barreiras sanitárias em acessos da cidade e passageiros que desembarcaram na rodoviária. Em 716 testes rápidos aplicados, foram encontrados 25 casos positivos da doença.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas