Siga a folha

Descrição de chapéu Obituário José Pereira de Lima (1960 - 2021)

Mortes: Mestre pimenteiro, levou novos sabores à mesa paulistana

Zé Lima morreu por complicações da Covid-19

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

De Belo Jardim, em Pernambuco, José Pereira Lima, ou Zé Lima, como era chamado carinhosamente, trouxe para São Paulo o carisma, a simplicidade e alguns dons, como o de atender o público e a habilidade com pimentas, que herdou da mãe.

No restaurante Tordesilhas, no Jardins, zona sul da capital paulista, onde trabalhou por cerca de 30 anos, Zé Lima cresceu e tornou-se o mestre pimenteiro oficial, ganhando fama na gastronomia paulistana.

“Ele tinha a expertise e com o tempo desenvolveu o conhecimento. Também era um garçom dos bons, detalhista e muito paciente”, diz o gerente do restaurante, José Maria Sales.

José Pereira de Lima (1960-2021) - Tordesilhas no Facebook

Zé Lima conhecia as características de cada tipo de pimenta, sabia extrair os aromas, como armazená-las e sugeria combinações e inovações. De acordo com o prato escolhido pelo cliente, dizia a que faria melhor combinação, a que agregava sabor especial à comida.

O mestre pimenteiro chegou ao Tordesilhas indicado por uma amiga da família proprietária do restaurante. O emprego anterior havia sido numa pizzaria.

“Era sarrista e certeiro nas palavras. Os clientes o adoravam. Ele tinha um jeito especial de se dirigir às pessoas”, afirma Sales.

Zé Lima tinha problemas renais e estava em licença por doença havia um ano, mas ia eventualmente ao restaurante para cuidar das suas meninas, como se dirigia às pimentas.

Mesmo sob cuidados e respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19, ele foi infectado e não resistiu às complicações da doença. Zé Lima morreu dia 13 de julho, aos 61 anos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas