Siga a folha

Descrição de chapéu Rio de Janeiro universidade

Universidade do Rio suspende aula após ameaças na internet

Decisão na Unirio foi tomada após postagens na internet feitas por um suposto aluno

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

A Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) suspendeu as aulas desta segunda (20) e terça (21) de seus dois campi no bairro da Urca, na zona sul da capital fluminense. A decisão foi tomada devido a postagens com ameaças feitas na internet por um suposto aluno da instituição.

A polícia foi acionada para apurar o caso. Nos outros campi, as aulas e atividades continuam normalmente.

De acordo com a reitoria, os alunos devem retornar aos campi fechados nesta quarta (22). ​

Uma das unidades da Unirio na Urca, zona sul do Rio - Divulgação

A direção da universidade não revelou detalhes sobre o fechamento das unidades. Apenas informou, em nota, que "recentes fatos relatados em postagens na internet com conteúdo de risco" foram o motivo para a ação no domingo, sem explicar o conteúdo das mensagens.

A Unirio não divulgou o nome do suposto aluno que teria feito as ameaças na internet. Ainda segundo a reitoria, a decisão de suspender as aulas nos dois campi foi tomada para preservar a segurança da comunidade acadêmica, de funcionários e de colaboradores. Pelos dois locais circulam em média 3.000 pessoas diariamente.

Nesta terça-feira (22), a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro cumpriu cinco mandados de busca e apreensão contra o autor de mensagens de ameaça publicadas em um perfil na internet.

O teor das postagens não foi divulgado. Policiais civis da 10ª DP (Botafogo) foram a endereços na cidade e também em Teresópolis, na região serrana, a 62 km da capital.

A suspensão afetou as aulas dos cursos dos alunos e funcionários do CCET (Centro do Ciências Exatas e de Tecnologia), do CLA (Centro de Letras e Artes), do CCH (Centro de Ciências Humanas e Sociais) e do CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/Instituto de Biociências -Ibio).

A biblioteca central e o restaurante universitário também foram fechados depois da ameaça publicada pelo estudante.

A estrutura da Unirio é uma das maiores do estado, com cinco campi, oito bibliotecas e 106 laboratórios.

Ela oferece formações em 25 cursos, além de atendimentos no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. No segundo semestre de 2021, a instituição tinha 15.253 alunos matriculados em seus cursos de graduação.

Assim como a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a Unirio é uma das instituições federais de ensino que deve sofrer com o corte orçamentário de R$ 3,2 bilhões do MEC (Ministério da Educação), anunciado em maio pelo governo federal.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas