Siga a folha

Descrição de chapéu Mobilidade

Após redução de tamanho, Prefeitura de SP corrige ciclofaixa da avenida Rebouças

Largura da faixa para bicicletas não atendia mínimo exigido pela CET em alguns trechos; readequação já começou, diz gestão

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta quarta-feira (10) um serviço de readequação da ciclofaixa da avenida Rebouças, na zona oeste da capital.

Na terça (9), a Folha mostrou que a largura da faixa exclusiva para bicicletas foi reduzida após obras de recapeamento da via, colocando ciclistas em risco. A reportagem constatou que, em vários trechos, a ciclofaixa não atendia as dimensões mínimas determinadas pelo manual de sinalização da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Em nota enviada à reportagem nesta quarta, a gestão Ricardo Nunes (MDB) afirmou que uma vistoria constatou a necessidade de "correções" em três trechos e que o serviço já foi iniciado.

"Uma equipe fez vistoria em toda a extensão da ciclofaixa, nos dois sentidos, e verificou que três trechos ao longo da via deverão ser readequados. As correções já foram iniciadas", diz a nota.

Equipe da CET isola trecho da ciclofaixa da avenida Rebouças, em São Paulo, para 'correções', nesta quarta (10) - Rubens Cavallari/Folhapress

A prefeitura reafirmou, contudo, que "não há alterações no projeto original de implantação da ciclofaixa da av. Rebouças" e disse que "as dimensões projetadas para a ressinalização são as mesmas existentes no local antes do processo de recapeamento".

Na terça, a reportagem percorreu a Rebouças e, com uma trena, constatou que as dimensões mínimas não eram atendidas em vários trechos da avenida, uma das mais movimentadas da capital. A CET recomenda espaço de no mínimo 1 metro entre a faixa branca e a sarjeta (largura útil), mas em alguns trechos a Folha constatou espaço de apenas 45 cm no corredor destinado aos ciclistas.

O trânsito intenso e a disputa por espaço com motociclistas e ônibus frequentemente leva motoristas a invadirem a área da ciclofaixa. Aos ciclistas resta se recolher à sarjeta, insegura em razão do desnível com a pista, ou se arriscar em meio aos demais veículos.

Usuários reclamaram da redução da largura da ciclofaixa após o recapeamento da Rebouças.

"É muito complicado passar por aqui, porque os carros entram na avenida e não veem a gente. Como a pista é estreita, não dá pra desviar", disse na terça-feira Cássio Gonçalves Júnior, 22, que trabalha entregando água na região de Pinheiros, bairro colado à Rebouças.

Ele contou que sofreu um acidente na segunda (8), quando foi fechado por um motorista. "Caí da bicicleta e fiquei com a mão ralada, felizmente não aconteceu algo pior."

Implantada em 2020, durante a gestão de Bruno Covas (PSDB) na prefeitura, a ciclofaixa da avenida Rebouças era uma demanda antiga de cicloativistas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas