Siga a folha

Descrição de chapéu chuva

Natal deverá ser com chuva no estado de São Paulo

Segundo meteorologistas, porém, não deve chover no momento da ceia natalina na capital paulista

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Natal deverá ser chuvoso no estado de São Paulo, segundo previsões dos meteorologistas da Defesa Civil paulista. Também há tendência de dias quentes.

Segundo o órgão, os atuais modelos meteorológicos indicam que a soma entre o escoamento de umidade e a elevação das temperaturas deve contribuir para a formação de zonas de instabilidade atmosférica sobre o estado, gerando pancadas de chuva, principalmente na faixa leste e norte, incluindo a capital e região metropolitana de São Paulo.

Pedestre se protege da chuva na região da avenida Paulista; tempo deve ficar instável no Natal - Zanone Fraissat - 28.set.23/Folhapress

"Por causa das altas temperaturas, essa chuva será acompanhada de fortes rajadas de vento, descargas elétricas e até mesmo a possibilidade de queda de granizo em algumas regiões", alerta a Defesa Civil.

A chuva deverá ocorrer, principalmente no fim da tarde, de acordo com os meteorologistas, podendo, inclusive, gerar transtornos como pontos de alagamento e enxurradas.

Na capital paulista, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, no domingo (24), véspera de Natal, o dia começa com temperatura média de 20°C e céu com poucas nuvens, o que favorece a rápida elevação das temperaturas.

A máxima, afirma, atinge os 30°C nas horas mais quentes do dia, com percentuais mínimos de umidade ao redor dos 52%. "As pancadas de chuva ocorrem de forma isolada desde o início da tarde com intensidade moderada a forte em alguns momentos, elevando o potencial para a formação de alagamentos."

Entretanto, apontam os meteorologistas, nas horas próximas à ceia de Natal, não há previsão de chuva significativa, apenas aumento da nebulosidade.

Para a segunda-feira (25), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que a temperatura deve oscilar entre 20°C e 30°C no município. Há novamente previsão de pancadas de chuva.

Conforme o órgão federal, a formação de um ciclone extratropical no Sul do país deverá ter reflexos no Sudeste, na terça-feira (26), com vento em São Paulo e no Rio de Janeiro.

De acordo com o Inmet, o verão, que começou na madrugada de sexta-feira (22), será mais chuvoso e quente que a média no Sudeste, principalmente em Minas Gerais.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas