Com fissuras e infiltração, viaduto Santa Ifigênia passa por reforma no centro de SP
Prefeitura de São Paulo deverá gastar R$ 6,5 milhões com obras e promete manter características originais
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Um dos cartões-postais do centro de São Paulo, o viaduto Santa Ifigênia está sendo reformado após problemas de segurança. As obras começaram na quarta-feira (7) e, de acordo com a prefeitura, devem ser concluídas em agosto.
O viaduto apresentou fissuras, infiltrações e corrosão em parte das estruturas metálicas, conforme laudo, e as pastilhas estão degradadas. A reforma deverá custar R$ 6,5 milhões.
Para não prejudicar a circulação da população pela via, as obras serão feitas por etapas, então há trechos disponíveis para os transeuntes.
A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirma que as características do viaduto —as tradicionais pastilhas, por exemplo— serão preservadas.
"Hoje, elas [as pastilhas] estão degradadas, com fissuras e uma quantidade significativa de unidades em falta, comprometendo não apenas a estética, mas também a integridade do viaduto. Para preservar as características originais, as pastilhas serão substituídas por outras idênticas às atuais", afirma a prefeitura.
O viaduto é tombado. Para realizar as intervenções, a gestão municipal precisou de autorização do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) e da DPH (Departamento do Patrimônio Histórico).
Inaugurado no dia 26 de julho de 1916, o viaduto Santa Ifigênia tem 225 metros de extensão e interliga o centro velho ao novo. A sua estrutura foi trazida da Bélgica.
Inicialmente, a via recebia circulação de carros, carruagens e bondes. Nos anos 1970, porém, o viaduto acabou transformado em um calçadão para pedestres.
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