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Corpo de piloto do avião que caiu em Jundiaí, no interior de SP, é encontrado

Avião bimotor foi localizado na noite de sexta-feira (29) na Serra do Japi

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São Paulo

O corpo do piloto do avião que desapareceu após decolar de Jundiaí (SP) foi encontrado na tarde deste sábado (30), segundo a Defesa Civil de São Paulo, entre os destroços da aeronave.

A FAB (Força Aérea Brasileira) retomou as buscas nesta manhã após localizar, na sexta-feira (29), o ponto da queda. Segundo o Corpo de Bombeiros, os destroços estavam na área do acesso no km 60 da rodovia Anhanguera. O avião bimotor decolou de Jundiaí, no interior de São Paulo, e foi localizado na região da Serra do Japi.

De acordo com a FAB, a queda ocorreu por volta das 20h40 de quinta-feira (28). Na sexta (29), a corporação anunciou que havia encontrado um avião bimotor na área. Segundo a Defesa Civil de SP, a equipe de busca e salvamento da FAB é a responsável pela identificação do piloto.

Destroços do avião que decolou de Jundiaí, no interior de São Paulo, e caiu na Serra do Japi - Divulgação - 30.mar.2024/Defesa Civil de SP

As buscas na sexta contaram com três equipes de resgate do Corpo de Bombeiros, com apoio da FAB e do helicóptero Águia da Polícia Militar.

A aeronave modelo Piper Aircraft, matrícula PT-WLP, com capacidade para cinco passageiros, decolou do aeroporto de Jundiaí às 20h15 de quinta-feira com destino ao aeroporto de Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, segundo a Rede Voa, concessionária do aeroporto.

De acordo com a concessionária, a aeronave chegou a se aproximar do destino na capital, mas informou ao controle de voo que faria o caminho de volta. "Próximo ao local, informou ao controle que iria retornar ao Aeroporto de Jundiaí devido à inoperância do aeródromo de destino."

Vídeos mostram a movimentação e a decolagem da aeronave em Jundiaí. O avião chegou ao Aeroporto Estadual de Jundiaí Rolim Amaro na quarta-feira (27), e decolou na noite de quinta-feira (28).

A aeronave está registrada como propriedade da empresa HKTC do Brasil, multinacional chinesa especializada em comércio exterior.

O equipamento estava com a documentação em dia, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e a licença previa apenas serviços aéreos privados, sendo vedado o uso para táxi aéreo.

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