Siga a folha

Sisu abre inscrições para vagas em universidades públicas nesta terça (22)

Sistema de seleção com notas do Enem traz mudanças em lista de espera este ano

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo | UOL

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) abre inscrições nesta terça-feira (22), com mudanças em relação aos anos anteriores. Pelo sistema, estudantes usam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para ingressar em universidades públicas.

Nesta edição, são mais de 235,4 mil vagas distribuídas em 129 instituições de ensino superior, entre federais e estaduais, de todo o país. Logo na inscrição é possível escolher até duas opções de cursos. A lista das vagas pode ser consultada no site do programa

A principal novidade é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

Uma vez por dia, o Sisu divulga as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis. Trata-se de uma estimativa com base nos candidatos inscritos até o momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.

As inscrições no sistema podem ser feitas de terça a sexta-feira (25). O resultado será divulgado no dia 28. A matrícula dos selecionados deve ser feita do dia 30 de janeiro ao dia 4 de fevereiro.

Do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

Para os estudantes que forem recorrer ao Prouni (Programa Universidade para Todos), que permite estudar com bolsas de até 100% em instituições privadas do país, as inscrições vão do dia 29 de janeiro a 1º de fevereiro. A primeira chamada será divulgada no dia 4 de fevereiro e a segunda, no dia 18. Caso não seja selecionado nas duas chamadas, o candidato pode se inscrever na lista de espera entre os dias 7 e 8 de março.

Podem participar do Prouni candidatos que não tenham diploma de ensino superior e que atendam a pelo menos uma das condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada com bolsa, ser pessoa com deficiência ou ser professor da rede pública.

O estudante também poderá se candidatar ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) entre os dias 5 e 12 de fevereiro. Os resultados serão divulgados a partir do dia 18 de fevereiro e a lista de espera estará aberta do dia 20 de fevereiro a 31 de março. O Fies permite ao estudante financiar as mensalidades do seu curso em instituições privadas.

CRONOGRAMA:

Enem

  • 18/1 - Liberação do resultado do Enem 2018 para quem já concluiu o ensino médio

  • 18/3 - Liberação do resultado do Enem 2018 para treineiros e divulgação do espelho da redação

Sisu

  • 22/1 a 25/01 - Inscrições Sisu

  • 28/1 - Resultado da 1ª chamada do Sisu

  • 30/1 a 4/2 - Matrícula Sisu

  • 28/1 a 4/2 - Manifestação de interesse na lista de espera do Sisu

Prouni

  • 29/1 a 1/2 - Inscrições Prouni

  • 4/2 - Resultado da 1ª chamada do Prouni

  • 4/2 a 12/2 - Matrícula 1ª chamada do Prouni

  • 18/2 - Resultado 2ª chamada Prouni

  • 18/2 a 25/2 - Matrícula 2ª chamada Prouni

  • 7/3 a 8/3 - Manifestação de interesse na lista de espera do Prouni

Fies

  • 5/2 a 12/2 - Inscrições Fies

  • 18/2 - Resultado Fies

  • 20/2 a 31/3 - Manifestação de interesse na lista de espera do Fies

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas