Siga a folha

Descrição de chapéu Corpo

Leitores tiram suas dúvidas sobre emagrecimento saudável

Como estabelecer estratégias duradouras e adaptadas para a realidade de cada pessoa foram algumas das principais questões

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O emagrecimento saudável foi tema de uma interação entre leitores, onde eles puderam escrever suas principais dúvidas sobre o assunto.

Entre as questões estavam como estabelecer estratégias duradouras e adaptadas para a realidade de cada pessoa. A maioria deles afirmam que dietas populares como aquelas que eliminam completamente carboidratos, a dieta da sopa, e até a da lua, já fizeram parte do seu plano alimentar.

Como manter o peso após o processo de emagrecimento é uma dúvida comum entre quase todos. Alguns dizem que nunca conseguiram atingir esse objetivo.

Leitores tiram suas dúvidas sobre emagrecimento saudável - Ricka Kinamoto/Adobe Stock

Para responder às questões, a Folha convidou Maria Edna de Melo, presidente do departamento de obesidade da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

"Muitas vezes o paciente não consegue atingir o objetivo que pretendia, mas já é um grande ganho para a saúde física e mental, e esse ganho deve ser visto e ser sentido como uma grande conquista", afirma Melo.

"Quando a gente fala em emagrecer, o pessoal pensa que é ficar magro mesmo, mas emagrecer é ter um peso melhor, uma saúde melhor."

A agente de atendimento Paula Cicogna Faggioni, 57, pergunta se é possível perder peso e comer chocolate. E, se sim, quanto e quando a pessoa pode ingerir durante o processo.

De acordo com a especialista é possível, mas depende do plano alimentar. Qualquer quantidade irá contribuir para aumentar as calorias e isso pode sabotar o emagrecimento se não for consumido de forma adequada.

"O chocolate que tem uma maior quantidade de cacau tipo 70%, 80%, ou até aqueles que são tipo 90%, são mais recomendados", diz Melo.

Já a professora Ilma Soares de Souza Gallo, 52, que já adotou dietas e exercícios da moda para tentar perder peso, pergunta qual a melhor estratégia para uma mulher com mais de 50 anos.

Segundo a endocrinologista, uma pessoa nesse perfil deve seguir uma alimentação balanceada com prática de atividade física regular que associe exercícios de resistência e aeróbicos.

No caso de Milena Lessa, 35, a flacidez é um problema. Ela pergunta como melhorar esse aspecto do corpo com a sua idade, e como perder a barriga se a pessoa é considerada visualmente magra.

Para o abdômen, a especialista da SBEM explica que caso seja gordura, o emagrecimento é suficiente, uma vez que na medida que se perde peso, a gordura da região é a que vai embora primeiro.

No caso da flacidez, a prática de atividade física com exercícios de resistência pode ajudar, além de procedimentos estéticos e dermatológicos.

"E para aqueles casos que impactam mais na percepção da pessoa, que realmente tem um componente físico importante, existe a possibilidade de cirurgia plástica, mas isso vai da gravidade de cada caso."

O tempo em que a pessoa deve ficar vigilante após o processo de emagrecimento também é uma dúvida recorrente entre os leitores. A ativista Eugênia Hidelmir Rodrigues, 43, gostaria de saber qual é esse período após dietas consideradas restritivas.

A médica afirma que regimes restritivos não são recomendados, pois para manter o peso eliminado é necessário seguir o plano alimentar feito durante o processo de emagrecimento.

Após perder peso com este tipo de dieta, porém, não há um período determinado em que a pessoa deve ficar vigilante, diz.

"O nosso sistema alimentar está disposto de uma forma que nos estimula muito a alimentação, então é importante ter sempre a alimentação para manter a perda de peso conseguida", declara Melo.

Uma dieta popular e restritiva, por exemplo, é a low carb, onde a ingestão de carboidratos é feita de forma baixa e controlada. A técnica em assuntos educacionais Keila Patricia Gonzalez, 43, questiona se ela oferece riscos.

De acordo com a especialista, há riscos se estiver desbalanceada.

"Quando se faz dieta low carb normalmente existe uma ingestão maior não só de proteína mas também de gordura, e como a proteína é de origem animal, normalmente a gordura é saturada. Então para pacientes que já têm colesterol alto isso pode aumentar o risco", afirma.

Melo indica que os interessados em fazer o plano alimentar devem preconizar a ingestão de proteínas de origem alimentar e procurar o acompanhamento de um nutricionista.

O projetista Rafael Santos, 38, quer saber como começar o processo de emagrecimento e, dado o pontapé inicial, como não desistir no meio do caminho.

Melo afirma que a jornada deve ser iniciada com foco na alimentação, que é o principal pilar para a saúde e a busca de um peso menor. Isso significa, de acordo com a médica, diminuir a ingestão de ultraprocessados, fast foods e alimentos ricos em gordura e açúcar.

"Para não desistir precisamos talvez lembrar que a persistência é um dos principais marcadores de uma manutenção de perda de peso a longo prazo."

Por fim, a professora Elaine Rizzuti, 61, questiona como não ficar com o pensamento obsessivo em relação ao emagrecimento.

É importante separar o que é um pensamento obsessivo e o que é um cuidado com o corpo e a saúde de uma forma geral, diz a médica. Melo diz que é importante comer de corpo e mente presente, buscando sempre uma alimentação saudável.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas