Descrição de chapéu The New York Times Viver

Sementes de chia voltam às dietas com novos benefícios

Especialistas destacam que o alimento é rico em fibras, ácidos graxos e antioxidantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dani Blum
The New York Times

As sementes de chia estão voltando.

Elas estão brotando nas prateleiras das lojas e incluídas em pudins, pães e até geleias. De acordo com previsões da Grand View Research, empresa que acompanha a indústria de alimentos, o mercado de sementes de chia deve crescer mais de 22% ao ano de 2019 a 2025.

Esse é o ciclo de vida da chia – sempre aparecendo em uma tendência ou outra. As sementes têm sido um alimento básico na América Latina e até foram oferecidas aos deuses astecas durante cerimônias religiosas, mas todas as gerações no continente americano parecem pensar que as descobriram pela primeira vez, disse Beth Czerwony, nutricionista no Centro de Nutrição Humana da Clínica Cleveland.

Sementes de chia estão voltando às dietas - Katrinshine/Adobe Stock

Nos últimos 40 anos, a chia manteve uma presença bastante frequente na consciência pública. Ela apareceu como a planta peluda Chia Pets no final dos anos 1970 e, nos anos 1990, as empresas de alimentos saudáveis começaram a comercializá-la como uma usina de força nutricional.

Ao longo da última década, em particular, as pequenas sementes conquistaram uma reputação descomunal: como um suposto truque para perder peso, um suplemento de proteína e um alimento básico dos ultra-saudáveis.

Agora, graças em parte às redes sociais, as sementes de chia estão novamente na mente de muitas pessoas.

Alguns usuários do TikTok divulgam os supostos benefícios de um "chuveiro interno" – tendência viral que envolve beber uma lama supostamente purificadora de sementes de chia, água e limão para aliviar a constipação e ajudar na perda de peso. A hashtag #internalshower (ou chuveiro interno, em português) foi visualizada mais de 100 milhões de vezes.

"Quando estava na moda, no início dos anos 2000, os jovens que falam sobre ela hoje talvez nem tivessem nascido", disse Czerwony. "Tudo o que é velho volta."

Perguntamos a nutricionistas e médicos essa moda recente justifica sua fama de saudável.

A chia é realmente boa para nós?

As sementes de chia não são um canal mágico para perder peso ou curar doenças, mas são "incrivelmente saudáveis como fonte de alimento natural", disse Melinda Ring, especialista em medicina integrativa da Northwestern Medicine.

Como com qualquer coisa, porém, é preciso ter cuidado para não exagerar, disse Lisa Ganjhu, professora associada da Escola de Medicina Grossman da Universidade de Nova York, especializada em gastroenterologia.

Ela alrtou que não é o ideal comer as sementes diretamente, pois pode atrapalhar a digestão. Em vez disso, mergulhe-as em água ou leite vegetal durante várias horas, até que se expandam formando uma gelatina, ou adicione sementes de chia moídas a produtos assados. Você também pode batê-las em um shake, onde elas podem absorver o líquido, ou então misturá-las em um pudim.

Se você comer muitas sementes de chia – digamos, mais de um quilo de uma só vez –, corre o risco de sofrer inchaço, cólicas, desconforto e diarreia, disse ela.

Quais os benefícios das sementes de chia?

Uma porção de sementes de chia – cerca de 2 colheres de sopa – não transformará toda a sua dieta ou substituirá as vitaminas que você deve obter dos vegetais. Mas médicos e nutricionistas apontam alguns benefícios importantes para a saúde:

Elas são ricas em ácidos graxos. As sementes de chia contêm níveis notavelmente altos de um ácido graxo essencial chamado ômega-3, conhecido como ácido alfa-linolênico, ou ALA.

Você só pode obter esses ácidos em sua dieta, disse Ring, e comer alimentos ricos em ALAs pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.

Na verdade, as sementes são uma das fontes vegetais mais ricas em ácidos graxos ômega-3. Uma porção tem mais que o dobro da quantidade diária de ALA recomendada pelos Institutos Nacionais de Saúde.

Elas têm muita fibra. Duas colheres de sopa de sementes de chia têm cerca de 10 gr de fibra alimentar – mais que o dobro de uma maçã.

Alimentos ricos em fibras promovem a saúde intestinal, incentivando os movimentos intestinais – daí a ideia do "chuveiro interno". Mas Ganjhu disse que pensa nas sementes de chia mais como uma "uma esponja de aço interna".

"Ela definitivamente empurra as coisas", disse ela.

A fibra das sementes de chia também mantém a sensação de saciedade por mais tempo, especialmente se você hidratar as sementes primeiro. A camada externa macia que reveste as sementes amolece e forma um gel, que pode se expandir ainda mais no estômago, disse Czerwony.

Elas contêm antioxidantes. As sementes de chia são ricas em vários antioxidantes potenciais que podem ajudar a quebrar os radicais livres que danificam nossas células, disse Czerwony.

Embora seja possível consumir antioxidantes em excesso, os médicos dizem que a maioria das pessoas se beneficiaria de adotar mais em suas dietas, porque os radicais livres podem se acumular no corpo ao longo do tempo, levando à formação de placas no coração entre outros problemas.

Elas são uma solução útil para restrições alimentares. Czerwony disse que viu pacientes usarem sementes de chia, que são sem glúten e veganas, como substituto do ovo em receitas de panquecas e pães, uma vez que eles têm consistência semelhante.

E as sementes de chia são uma boa fonte de proteína, embora consideravelmente menos do que a soja ou a quinoa, disse Ring, o que as torna um suplemento ideal para dietas vegetarianas ou para quem procura reduzir a ingestão de carne.

"É uma boa tendência, é saudável", disse Czerwony. "Não vai lhe fazer mal."

Tradução Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.