Siga a folha

Como ficar mais feliz no trabalho se não dá para pedir demissão

Se você está se sentindo decepcionado em sua função, pode haver uma incompatibilidade entre suas expectativas e a realidade

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Christina Caron
The New York Times

Um estudo do Centro de Pesquisas Pew descobriu que apenas cerca de metade dos trabalhadores americanos estão extremamente ou muito satisfeitos com seus empregos. Se você está insatisfeito no trabalho, mas não tem condições de sair, pode haver maneiras de melhorar sua situação.

Reunir-se com seu chefe para discutir aspirações e buscar feedback concreto é uma das dicas de especialistas - Catarina Pignato

FIQUE CURIOSO
É fácil cair em um ciclo de pensamento negativo quando você se sente frustrado ou infeliz no trabalho. Em vez disso, aborde seus problemas com curiosidade.

Pergunte a si mesmo o que o está inibindo no trabalho, aconselhou Amy C. Edmondson, professora de liderança da Escola de Administração de Harvard. Então pergunte: "O que posso fazer?"

Reúna-se com seu gerente para discutir suas aspirações e buscar feedback concreto, sugeriu a doutora Edmondson. Você também pode recorrer a pessoas de fora da sua organização, como amigos, familiares ou conselheiros profissionais, para obter uma perspectiva diferente.

RECALIBRE SUAS EXPECTATIVAS
Se você está se sentindo decepcionado em sua função, pode haver uma incompatibilidade entre suas expectativas e a realidade. O que você espera conseguir fora do trabalho? Isso é realista? Caso contrário, seria mais viável em um período de tempo mais longo ou numa equipe diferente?

Tente ser flexível. "Vivemos em um mundo volátil e incerto", disse a doutora Edmondson. "Tudo bem ter um plano de cinco anos, mas reconheça que é uma hipótese, não um fato."

OLHE PARA SEUS COLEGAS
Se você está se sentindo frustrado no trabalho, é provável que muitos de seus colegas também estejam. Se for esse o caso, encontre maneiras honestas e construtivas de se apoiarem, disse Dennis Stolle, diretor sênior de psicologia aplicada da Associação Psicológica Americana. Considere participar de atividades após o trabalho juntos, como voluntariado e workshops de desenvolvimento profissional.

PEÇA ADAPTAÇÕES
Às vezes, bastam algumas pequenas modificações para tornar o trabalho mais agradável. Você precisa de mais flexibilidade em sua agenda ou trabalhar em casa com mais frequência? Que tal uma transferência para outro departamento?

Se você tem uma condição qualificada, como depressão grave ou transtorno de estresse pós-traumático, tem direito legal a uma adaptação razoável que o ajudará a realizar seu trabalho. Mas mesmo que não o faça nunca é demais perguntar, especialmente se você puder argumentar que a acomodação que deseja vai melhorar seu desempenho no emprego.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas