Siga a folha

Descrição de chapéu Saúde responde

Como acabar com a azia e a má digestão?

Festas de fim de ano podem levar a excessos; médico dá dicas de como combater sintomas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Não tem jeito: se houver exagero na comida e na bebida (especialmente se a comida for gordurosa e a bebida, alcoólica), o organismo vai responder reclamando.

Mas, antes de pensar em tratamento para males do sistema gastrointestinal, é preciso saber se há problemas como gastrite ou intolerâncias alimentares. Nesses casos, qualquer desconforto precisa ser olhado de outra forma —e é recomendável ter o acompanhamento de um especialista.

Se a pessoa for saudável e tiver exagerado na ingestão, a história é outra. "É como alguém que foi à praia e não passou protetor solar, o prejuízo vai aparecer. O organismo não tem calendário para se preparar para datas comemorativas", diz Sérgio Carlos Nahas, professor da Faculdade de Medicina da USP da disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo e médico do Hospital Sírio-Libanês.

Ele diz que a primeira coisa a se fazer é reduzir a ingestão, inclusive de líquidos, para evitar vômitos. "O estômago quer descanso para poder se recuperar", diz ele.

Antiácidos e antieméticos podem ajudar a aliviar o desconforto. Em caso de sintomas graves, o ideal é ir para um hospital porque pode ser necessário tomar remédios por via intravenosa.

Nahas recomenda que a reintrodução alimentar seja suave após esse processo inflamatório. Bolacha de água e sal, batata e macarrão são boas pedidas para esse momento.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas