Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Butantan faz testes gratuitos de Covid em assintomáticos em SP; saiba como participar

Ação, em sete pontos da capital paulista, será realizada até 17 de dezembro para maiores de 18 anos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A partir desta quinta-feira (25), o Instituto Butantan, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, promove uma ação de testagem para diagnóstico da Covid-19 em pessoas assintomáticas.

O exame do tipo RT-PCR será realizado em sete pontos espalhados pela capital paulista até o dia 17 de dezembro. Podem participar os maiores de 18 anos.

O artista Diogo Maciel de Freitas dos Santos, 37, fez o teste da Covid-19 oferecido pelo Instituto Butantan, em parceria com a prefeitura de SP, no Mercado Municipal de São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

Os locais para coleta são: aeroporto de Congonhas, largo Treze, UBS Dr. Manoel Saldiva Neto, terminal rodoviário do Tietê, Mercado Municipal de São Paulo e Mercado Municipal de São Miguel Paulista —o metrô Faria Lima também terá uma tenda, mas por lá a atividade ainda não começou.

A cidade de São Paulo já atingiu 100% da população adulta vacinada. De acordo com Maria Carolina Sabbaga, vice-diretora do centro de desenvolvimento científico do Instituto Butantan, é importante saber como está a situação do vírus na população.

"Se a pessoa é assintomática, mas ainda tem o vírus, ela ainda é um potencial transmissor. Então, é importante entender o processo da pandemia para passar essas informações para os órgãos avaliarem questões como a liberação do uso de máscaras", afirma ela, que calcula que a ação teste entre 2.500 a 5.000 pessoas.

O Mercado Municipal de São Paulo foi um dos sete endereços que integram a ação do Instituto Butantan que tem como objetivo testar a população contra a Covid-19 - Zanone Fraissat/Folhapress

Para o teste, o participante precisar ir a um dos pontos de coleta, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Lá deve informar dados cadastrais, como nome e meios de contato.

De acordo com o instituto, o objetivo é identificar os casos assintomáticos e isolá-los, para que os contaminados não sejam um risco para as demais pessoas.

Além disso, é uma forma de rastrear se o vírus está circulando de maneira mais silenciosa em um momento de avanço da vacinação e queda no número de casos e mortes em decorrência do coronavírus.

As amostras serão analisadas no Instituto Butantan. Os resultados devem ser disponibilizados em 24 horas após a coleta.

No caso de resultado positivo, a amostra será encaminhada para sequenciamento genômico, a fim de descobrir qual é a variante do coronavírus em questão.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas