Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

São Caetano do Sul pede cadastro de criança para vacina antes do governo de SP

Secretaria Estadual da Saúde afirma que o sistema ainda está em fase final de adaptação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A prefeitura de São Caetano do Sul (ABC) começou a convocar os pais de crianças entre cinco e 11 anos para o pré-cadastro no site VacinaJá antes da liberação do sistema pelo governo de São Paulo.

Uma publicação no perfil do órgão no Instagram, desta segunda-feira (10), diz que é obrigatória a apresentação do CPF da criança tanto no cadastro quanto na vacinação.

A medida foi tomada antes de o governo de São Paulo anunciar as regras para a vacinação deste público-alvo. Alguns internautas comentaram o post e questionaram as exigências.

Em nota, o município afirmou que o pré-cadastro no site VacinaJá está aberto para pessoas de todas as idades e que o formulário exige o CPF.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde afirmou à Folha, o pré-cadastramento das crianças de cinco a 11 anos ainda será liberado. O sistema, que está em fase final de adaptação, valerá para todos os 645 municípios de São Paulo.

Vacinação infantil com dose da Pfizer na Alemanha - Hannibal Hanschke/AFP

Além disso, o procedimento não será obrigatório. "Quem não fizer o pré-cadastro não precisa se preocupar, pois a vacinação também será feita mesmo sem ele, com realização do cadastro completo presencialmente na unidade de vacinação", diz a pasta.

"As primeiras etapas do planejamento estadual foram a confecção das carteirinhas de vacinação e o desenvolvimento do plano de logística de distribuição dos imunizantes", completa o texto.

Na mesma publicação, a prefeitura de São Caetano do Sul explica que divulgará a estratégia de vacinação assim que receber as doses.

Sobre a obrigatoriedade do CPF para a criança, o município orientou a população a emiti-lo nos Correios ou nas agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil.

No dia 16 de dezembro de 2021, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso do imunizante da Pfizer-BioNTech na população de cinco a 11 anos de idade.

De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que o primeiro lote com 1,2 milhão de doses pediátricas da vacina da Pfizer desembarque no Brasil nesta quinta-feira (13), no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (a 93 km de SP). A distribuição seguirá o critério populacional.

No estado de São Paulo, que possui 20,73% da população na faixa entre 5 e 11 anos, a vacinação está prevista para iniciar na segunda-feira (17).

O avanço da variante ômicron no país reforça a necessidade de vacinar as crianças o quanto antes.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters