Siga a folha

Islândia está a uma vitória de jogar a Copa do Mundo pela primeira vez

Crédito: Umit Bektas/Reuters Islândia arrasa a Turquia fora de casa e fica perto de vaga

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Sensação da Eurocopa no ano passado, a Islândia está agora a uma vitória de se classificar pela primeira vez à Copa do Mundo.

Nesta sexta (6), a seleção nórdica conseguiu um grande resultado ao bater a Turquia, em Eskisehir, por 3 a 0. A combinação desse triunfo com um empate entre Croácia e Finlândia lhe impulsionou à liderança do Grupo I, a uma rodada do fim.

Na segunda-feira, os islandeses vão jogar em casa contra o lanterna Kosovo, dependendo apenas de seus esforços para se garantir na Rússia-2018.

Após nove partidas, os kosovares somaram apenas um ponto.

O desempenho nestas eliminatórias confirma a ascensão do país na Europa. Em 2016, a equipe chegou às quartas de final da Euro, após despachar a Inglaterra pelas oitavas.

Em um grupo muito equilibrado, a Islândia pulou para 19 pontos, depois de gols de Johann Gudmundsson (aos 32 min do primeiro tempo), Birkir Bjarnason (39 min) e Kari Arnason (4 min do segundo).

Deixou para trás a Croácia, que soma agora 17 pontos. Em casa, a seleção balcânica sofreu um gol no último minuto contra a Finlândia para ceder um empate por 1 a 1 muito custoso.

Nas campanha rumo à Copa do Mundo Brasil-2014, os islandeses foram eliminados justamente pelos croatas, na repescagem continental.

Com os mesmos 17 pontos, a Ucrânia também tem chances, tendo vencido Kosovo por 2 a 0. Na última rodada, o time tem um confronto direto com a Croácia, em casa, em Kiev.

Apenas o primeiro colocado garante vaga direta na Copa. O segundo colocado deve jogar a repescagem.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas