Siga a folha

Descrição de chapéu Copa do Mundo

Veteranos da seleção espanhola tentaram evitar demissão de técnico

Equipe estreia no Mundial nesta sexta (15), contra Portugal

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Moscou

Os jogadores mais veteranos da seleção espanhola tentaram manter Julen Lopetegui como treinador. Não achavam ser o momento de mudança, a dois dias da estreia da seleção na Copa do Mundo. O presidente da federação do país, Luis Rubiales, não lhes deu atenção e se livrou do técnico mesmo assim.

Sergio Ramos, Andres Iniesta, David Silva, Gerard Piqué, Sergio Busquets e Pepe Reina conversaram com o dirigente e solicitaram que ele deixasse o orgulho de lado e não fizesse uma mudança tão importante na comissão técnica.

Presidente da federação do país, Luis Rubiales, durante anúncio da demissão do técnico Julen Lopetegui, nesta quarta (13) - Reuters

Lopetegui caiu nesta quarta (13) por ter acertado assumir o comando do Real Madrid após a Copa do Mundo sem informar a Real Federação Espanhola sobre o assunto. Ele tinha contrato com a seleção até a Eurocopa de 2020. Na última segunda (11), o Real Madrid divulgou a contratação.

 

"A maneira como as coisas acontecem é importante. Não podemos ficar sabendo [da contratação] cinco minutos antes", se queixou Rubiales.

Lopetegui deixou a concentração da equipe em Krasnodar e vai voltar para a Espanha. Apenas na chegada falará com a imprensa. O presidente não soube explicar como fica a questão da multa rescisória do treinador, de 2 milhões de euros (R$ 8,7 milhões).

A Espanha estreia no Mundial nesta sexta (15), contra Portugal, em Sochi (pronuncia-se Sôtchi). Será dirigida pelo ex-zagueiro Fernando Hierro, 50, que já estava com a delegação em Krasnodar, onde acontecem os treinos. Ele ocupa o cargo de secretário de seleções. 

 

Hierro fez 89 partidas pela Espanha e jogou os Mundiais de 1990, 1994, 1998 e 2002. 

"[A demissão] É algo que seguramente vai se falar muito na Espanha. É difícil falar sem saber o que aconteceu, mas estou seguro que Luis Rubiales e sua equipe avaliaram todas situações. Conhecemos Lopetegui. Desejo muita sorte com o Real Madrid e sorte na Espanha, mas não é uma situação ideal", disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.   ​

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas