Descrição de chapéu Copa do Mundo

Espanha demite técnico a 2 dias da estreia na Copa, e Hierro será o substituto

Demissão de Lopetegui aconteceu após ele ser anunciado pelo Real Madrid

Moscou

A dois dias da estreia na Copa do Mundo, a federação espanhola demitiu o técnico Julen Lopetegui. O ex-zagueiro Fernando Hierro, 50, foi anunciado como o substituto pelo presidente da entidade Luis Rubiales.

A Espanha enfrenta Portugal nesta sexta-feira (15), em Sochi (pronuncia-se Sôtchi). 

Julen Lopetegui foi demitido da seleção espanhola após o anúncio do Real Madrid - Reuters

O presidente da entidade espanhola decidiu demitir Lopetegui após ele ser anunciado como novo treinador do Real Madrid. Os jogadores mais veteranos da seleção tentaram demover o cartola da medida. O técnico tinha contrato com a seleção até o final da Eurocopa de 2020. 

Sergio Ramos, Andrés Iniesta, David Silva, Gerard Piqué, Sergio Busquets e Pepe Reina conversaram com o dirigente e solicitaram que ele deixasse o orgulho de lado e não fizesse uma mudança tão importante na comissão técnica.

O dirigente alega que Lopetegui aceitou a proposta do clube de Madri sem avisar a federação.

"A negociação é legítima, mas a forma é importante. A federação não sabia de nada e temos de passar uma mensagem para todos os funcionários", disse Rubiales.

Presidente da federação espanhola Luis Rubiales durante anúncio de demissão de Lopetegui
Presidente da federação espanhola Luis Rubiales durante anúncio de demissão de Lopetegui - Reuters

Apesar de dizer que não se sentia traído pelo treinador e ter evitado críticas o Real Madrid, a reação do presidente mostrou o tamanho da irritação com o anúncio sem o conhecimento dos cartolas.

"O que a seleção conseguir daqui por diante será também por causa de Lopetegui, mas a seleção é de todos os espanhóis", completou. 

"[A demissão] É algo que seguramente vai se falar muito na Espanha. É difícil falar sem saber o que aconteceu, mas estou seguro que Luis Rubiales e sua equipe avaliaram todas situações. Conhecemos Lopetegui. Desejo muita sorte com o Real Madrid e sorte na Espanha, mas não é uma situação ideal", disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.   ​

Ex-jogador Fernando Hierro foi anunciado como novo técnico da seleção da Espanha - AP

Hierro já estava com a delegação em Krasnodar, onde acontecem os treinos, porque ocupa o cargo de secretário de seleções. Ele era, ao lado do treinador da equipe sub-20, Albert Celades, o principal candidato para assumir o cargo.

"Não temos tempo para pensar em outra coisa. É o momento de mostrar muita maturidade e os rapazes tem essa maturidade. Pedimos que eles sejam eles mesmos porque são jogadores de capacidade. Não podemos mudar o objetivo e o objetivo é brigar por um Mundial", disse o dirigente e agora técnico em entrevista nesta quarta-feira (13).

Zagueiro histórico do futebol do país e ex-capitão do próprio Real Madrid, Hierro fez 89 partidas pela Espanha e jogou os Mundiais de 1990, 1994, 1998 e 2002. 

A melhor campanha que teve na competição foi quando a seleção chegou nas quartas de final em 1994 e 2002. Nesta última, a Espanha teve dois gols legais anulados contra a Coreia do Sul e foi eliminada nos pênaltis.

Foi muito mais vencedor como jogador do mesmo Real Madrid que o catapultou agora para o comando da seleção. Fez 439 partidas pelo clube. Conquistou cinco títulos espanhóis, três Ligas dos Campeões da Europa e dois Mundiais de Clubes.

Julen Lopetegui  deu uma rápida entrevista aos jornalistas no aeroporto de Krasnodar, antes de pegar seu voo de volta a Madri. " Estou muito triste, mas temos uma equipe magnífica e espero que consiga vencer o Mundial", afirmou o ex-treinador da seleção e futuro comandante do Real Madrid.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.