Siga a folha

LeBron diz que donos de franquias da NFL têm mentalidade escravocrata

Jogador do Los Angeles Lakers afirmou que NBA dá mais apoio aos atletas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

​​

Principal astro do basquete mundial, o ala LeBron James, do Los Angeles Lakers, afirmou que os donos de franquias da NFL, a principal liga de futebol americano do mundo, têm uma "mentalidade escravocrata" quanto ao relacionamento com seus jogadores.

"Na NFL, eles têm um monte de velhos brancos como donos de equipe e com uma mentalidade escravocrata. É como se eles dissessem: 'este é o meu time e você vai fazer o diabo do que eu disser ou nos livramos de você'", afirmou o jogador ao programa The Shop, do canal HBO.

 

"Eu sou muito agradecido pelo comissário que temos na nossa liga [NBA]. Ele não se importa ter um sentimento real e se expressar sobre isso. Não importa se o Adam Silver concorda ou não conosco, mas ele sempre para e nos ouve. E ele está absolutamente OK em relação a isso se estivermos fazendo de uma forma educativa e não-violenta", acrescentou o camisa 23 dos Lakers.

As críticas do grande nome do basquete mundial à NFL remetem à briga da liga de futebol americano com o quarterback Colin Kaepernick, que em 2016, quando jogava pelo San Francisco 49ers, liderou uma série de protestos contra injustiças raciais ao se ajoelhar durante a execução do hino dos Estados Unidos antes das partidas.

Depois dos protestos, o quarterback não foi contratado por nenhum outro time e abriu um processo contra a NFL acusando os donos de franquias de mantê-lo fora da liga por seu ativismo.

A polêmica foi reaberta no início da atual temporada de futebol americano, quando a Nike lançou campanha publicitária com Kaepernick como um dos protagonistas, resultando em críticas de alguns torcedores –incluindo o presidente Donald Trump–, que defenderam boicote à marca

Na entrevista, LeBron James, que tem contrato com a Nike, ainda procurou valorizar o papel dos jogadores dentro das ligas.

"No fim do dia, os jogadores são o que movimentam este navio. Nós é que fazemos este navio ir. Todo domingo, sem [os jogadores de futebol americano] Todd Gurley e Odell Beckham Jr ; sem esses jogadores, esses caras, não é só no futebol. É na NBA também", disse LeBron.

"A diferença entre a NBA e a NFL é que a NBA se importa com o que o jogador acredita, com o potencial disso. Na NFL, é o que você faz para mim domingo, na segunda ou na quinta. Se você não faz, seguimos em frente", completou o principal nome do basquete mundial.

Com informações do UOL

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas