Siga a folha

Descrição de chapéu Tóquio 2020

Contemporânea da guerra, síria de 11 anos garante vaga na Olimpíada

Hend Zaza foi campeã do torneio classificatório de tênis de mesa do oeste asiático

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A mesa-tenista síria de 11 anos Hend Zaza se classificou para os Jogos de Tóquio nesta quarta-feira (26), após ser campeã do torneio pré-olímpico do oeste asiático.

Segundo o site da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), ela, que compete pelo profissional há menos de um ano, nunca havia sido campeã de nenhum torneio individual.

A atleta nasceu apenas dois anos antes da Guerra da Síria eclodir, no início de 2011. Até o momento, o combate das forças ligadas ao presidente Bashar Assad e os rebeldes já desalojou mais de 13 milhões de pessoas e provocou a morte de 380 a 560 mil, segundo estimativas recentes.

A mesa-tenista síria, Hend Zaza, 11, após garantir sua vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio - Comitê Olímpico da Jordânia no Facebook

Na final do pré-olímpico, Zaza venceu a veterana libanesa, Mariana Sahakian, de 42 anos, em sete parciais: 11-4, 11-9, 7-11, 5-11, 8-11, 11-4 e 11-7. Até antes do torneio, ela ocupava a 155ª posição do ranking mundial, o que já era seu recorde pessoal e que deve melhorar após o resultado.

O pré-olímpico do oeste asiático foi disputado na Jordânia e incluiu países como Qatar, Kuwait e Iemen —os torneios qualificatórios do continente são divididos por região, por isso, potências da modalidade, como China e Japão, não competiram no mesmo evento.

Pela chave masculina, Ali Alkhadrawi, da Arábia Saudita, foi o vencedor e também garantiu a vaga na Olimpíada.

Em Tóquio, as partidas do tênis de mesa acontecerão do dia 25 de julho a 7 de agosto. O Brasil tem suas melhores chances com Hugo Calderano, 23, sétimo colocado do ranking mundial.

Na delegação brasileira, a atleta mais nova deverá ser a skatista Rayssa Leal, 12, atual segunda colocada do ranking mundial. Tanto no skate quanto no tênis de mesa, não há uma idade mínima estabelecida para participação olímpica.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas