Siga a folha

Descrição de chapéu Futebol Internacional

Campeão como jogador, Ronald Koeman é o novo técnico do Barcelona

Holandês defendeu o Barça entre 1989 e 1995 e chega em momento delicado do clube

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Barcelona anunciou nesta quarta-feira (19) a contratação de seu novo técnico, o holandês Ronald Koeman, de 57 anos. O contrato do novo treinador, que chegou para substituir Quique Setién, vai até junho de 2022.

Apresentado durante a tarde na Catalunha, Koeman disse que sua chegada provocará mudanças no clube, mas evitou falar em revolução.

"Não é uma revolução, é preciso buscar o melhor para o clube e isso implica mudanças. Mas faremos conversando com os jogadores. Está claro que o que vimos diante do Bayern não é o Barça que veremos, queremos uma imagem muito distinta", disse o holandês em sua apresentação.

O novo comandante do Barça também foi questionado sobre Lionel Messi, que de acordo com a imprensa espanhola está descontente com os rumos do clube e cogita pedir uma transferência de olho na próxima temporada.

"Não sei se tenho de convencer Messi [a ficar]. É o melhor do mundo e o melhor do mundo você quer jogando na sua equipe, não no time adversário. Da minha parte, me encanta trabalhar com Messi. Tem contrato com o clube, mas é preciso conversar com ele, claro. Vamos falar com vários jogadores, e no caso de Messi espero que siga por mais anos aqui", afirmou.

Ex-jogador do Barcelona, Ronald Koeman defendeu o time catalão entre 1989 e 1995. Em sua passagem pelo clube, disputou 264 partidas e anotou 88 gols, ótima marca goleadora para um defensor.

Bom cobrador de faltas, marcou dessa forma o gol que deu ao Barcelona seu primeiro título de Champions League na história, contra a Sampdoria, na temporada 1991/1992, em Wembley.

Além da conquista do torneio europeu, foi tetracampeão espanhol pelo clube sob o comando do também holandês Johan Cruyff.

Depois de pendurar as chuteiras, Koeman iniciou a carreira de assistente técnico. Na temporada 1998/1999, trabalhou ao lado do compatriota Louis Van Gaal no Barcelona, antes de assumir o comando do time B do Barça.

Já como técnico, o ex-defensor trabalhou nos três grandes clubes holandeses, Ajax, PSV e Feyenoord, além de experiências no Benfica, de Portugal, no Valencia, da Espanha, e também em Southampton e Everton, ambos da Premier League. Antes do chamado do Barcelona, Koeman era o treinador da seleção holandesa.

Ex-jogador do clube, Koeman posa com a camisa do Barcelona em sua apresentação - Josep Lago/AFP

O novo comandante chega em um momento complicado da instituição. Após a goleada de 8 a 2 sofrida para o Bayern de Munique nas quartas de final da Champions League, que abreviou a passagem de Quique Setién pelo clube, o Barça também anunciou a saída de Eric Abidal, diretor esportivo.

Somadas às trocas e demissões no comando do futebol, mudanças no elenco também deverão ser feitas para a próxima temporada. O centroavante uruguaio Luis Suárez, 33, é um dos que podem se despedir da equipe.

Com a derrota vexatória para o Bayern, o Barcelona completou sua primeira temporada sem títulos desde 2007/2008.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas