Siga a folha

Flamengo anuncia Renato Gaúcho após demitir Ceni de madrugada

Novo técnico da equipe estava sem clube desde sua saída do Grêmio em meados de abril

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Horas após demitir o técnico Rogério Ceni, 48, na madrugada deste sábado (10), o Flamengo anunciou a contratação de Renato Gaúcho, 58.

A revelação do acordo foi feita pelo time da Gávea nas redes sociais, sem detalhes sobre o tempo de contrato do novo comandante da equipe.

Renato deve fazer sua estreia no duelo com o Defensa y Justicia (ARG), quarta-feira (14), no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores.

O treinador tinha um desejo antigo de dirigir o Flamengo, clube pelo qual ele também atuou como jogador. Em 1987, o ex-atacante fez parte de um dos elencos mais saudosos do time rubro-negro, ao lado de Zico, Bebeto, Leandro e Andrade.

O quinteto foi decisivo para que time rubro-negro conquistasse a Copa União de 1987, seu principal título no time carioca. Em 1990, três anos mais tarde, após retornar do futebol italiano, ele voltaria a vencer um título importante pelo clube carioca: a Copa do Brasil.

Técnico Renato Gaúcho durante partida pelo Grêmio na Libertadores - Silvio Avila - 10.mar.21/AFP

Como técnico, ele foi campeão novamente do mata-mata nacional, desta vez pelo rival Fluminense, em 2007. Foi à frente do Grêmio, contudo, que o gaúcho de Guaporé colecionou mais títulos à beira dos gramados. Ele ganhou a Copa do Brasil (2016), a Libertadores (2017), a Recopa (2018) e o tricampeonato estadual (2018, 2019 e 2020).

Ele estava sem clube justamente desde sua saída do time do Rio Grande do Sul, em meados de abril, após queda precoce na Libertadores deste ano, na terceira fase. Foi a pior campanha gremista do torneio continental.

Agora, Renato Gaúcho vai ocupar o lugar de Rogério Ceni, o atual técnico campeão brasileiro. O ex-goleiro comandou o Flamengo em 45 jogos, com 23 vitórias, 11 empates e 11 derrotas. No período, além do título nacional, ele ganhou a Supercopa do Brasil e o Estadual do Rio.

Contratado em novembro de 2020, Ceni nunca foi unanimidade entre dirigentes e torcedores rubro-negros. A demissão dele foi anunciada na madrugada deste sábado, às 2h46.

Com um dos elencos mais caros do futebol nacional, mas desfalcado pela Copa América, o time faz uma campanha irregular no Brasileiro deste ano. Em oito partidas, o Flamengo venceu quatro e perdeu outras quatro. É apenas o 12º colocado com 12 pontos, 13 atrás do atual líder do torneio, o Palmeiras.

Fora os tropeços em campo, diante do Juventude, Red Bull Bragantino, Fluminense e Atlético-MG, há problemas no departamento de futebol do Flamengo. Na sexta (9), o clube demitiu Roberto Drummond, analista de desempenho da equipe, após ter sido vazado um áudio no qual ele faz críticas ao treinador.

A equipe da Gávea volta a campo neste domingo (11), para enfrentar a Chapecoense. No confronto pela 11ª rodada, a equipe será comandada por Maurício Souza, técnico das categorias de base.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas