Siga a folha

Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2021

Quatro meses após final, Palmeiras encontra Grêmio na lanterna do Brasileiro

Rivais na decisão da última Copa do Brasil, equipes vivem momentos bem diferentes

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Palmeiras está na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. O Grêmio, sem nenhuma vitória conquistada, ocupa a última colocação. Essa é a situação dos times que se enfrentarão a partir das 19h, desta quarta-feira (7), no Allianz Parque, em duelo com transmissão do Premiere.

O contraste revela um cenário diferente do registrado no último encontro entre os rivais, há exatos quatro meses. No início de março, as equipes decidiram o título da Copa do Brasil de 2020, estendida até este ano em razão da paralisação no calendário na pandemia de Covid-19.

Vencedor daquela disputa, o Palmeiras vive uma temporada de altos e baixos, mas iniciou o Brasileiro com um bom aproveitamento. Com 19 pontos em nove jogos, está atrás somente de Red Bull Bragantino e Athletico.

Clique aqui e simule os resultados do Campeonato Brasileiro

Gustavo Scarpa durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol - Cesar Greco - 22.jun.21/Ag. Palmeiras

Além disso, continua vivo na Libertadores, à espera das oitavas de final, fase na qual vai enfrentar a Universidad Católica, nos dias 14 e 21 de julho.

Do lado gremista, foi justamente a participação na competição continental que deu início à crise vivida no clube. Ainda sob o comando de Renato Gaúcho, o Grêmio foi eliminado na terceira fase preliminar, na pior campanha do time no torneio.

Nem a idolatria da torcida por Renato foi suficiente para evitar a queda do treinador depois do vexame. Para o lugar dele, a diretoria contratou Tiago Nunes, livre no mercado desde sua demissão pelo Corinthians.

Depois de um bom início, com a conquista do título estadual, a péssima campanha no início do Nacional, sem nenhuma vitória em sete jogos (dois empates e cinco derrotas), deixou o gaúcho sem emprego outra vez. A despedida ocorreu no último domingo (4), após derrota em casa para o Atlético-GO, por 1 a 0.

Diante do Palmeiras, a equipe gaúcha será comandada pelo interino Thiago Gomes, do time sub-21. Sem muito tempo para trabalhar, ele aposta no diágolo com os atletas para melhorar o rendimento do elenco.

"É muito importante passar tranquilidade, deixar o ambiente o mais leve possível. Tirar a pressão externa, não deixá-la entrar", afirmou.

Do outro lado, Abel vive um momento de tranquilidade após três vitórias consecutivas e poderá ter um reforço importante. Registrado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, o atacante Dudu já está apto a reestrear pelo clube. Sua escalação só depende do treinador.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas