Siga a folha

Juiz da final da Copa rebate franceses mostrando invasão em gol de Mbappé

Jornal da França disse que terceiro gol da Argentina deveria ter sido anulado pelo mesmo motivo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Manasi Pathak
Bengaluru (Índia) | Reuters

O árbitro polonês Szymon Marciniak, que apitou a final da Copa do Mundo de 2022 entre França e Argentina, mostrou uma foto em seu celular de jogadores franceses invadindo o campo para comemorar um dos gols de Mbappé. A imagem foi usada para responder às alegações do jornal francês L´Équipe de que o terceiro gol argentino na partida deveria ser anulado.

De acordo com o periódico, o gol de Lionel Messi não deveria ter sido validado porque alguns jogadores que estavam no banco argentino entraram no campo para comemorar antes de a bola de fato cruzar a linha.

Para embasar a opinião, o jornal cita o parágrafo nono da regra número três da International Football Aassociation Board, que diz que juízes devem anular gols se um jogador reserva estiver dentro do campo no momento que o gol tiver sido marcado.

O árbitro polonês Szymon Marciniak durante a final da Copa do Mundo do Qatar - Kirill Kudryavtsev/AFP

Só que a imagem mostrada por Marciniak, segundo ele, indica que atletas franceses fizeram a mesma coisa durante um dos gols Kylian Mbappé na partida.

"Os franceses não mencionaram essa foto, onde é possível ver que há sete franceses [que estavam no banco de reservas] dentro do campo quando o Mbappé marca o gol", disse ele, mostrando seu celular a jornalistas durante uma coletiva de imprensa.

Na França, até mesmo um abaixo-assinado pedindo a anulação da partida foi criado por causa da invasão argentina. Cerca de 220.000 internautas assinaram o documento.

Após empate por 3 a 3 somando-se tempo normal e prorrogação, a Argentina bateu a França por 4 a 2 na disputa de pênaltis e conquistou seu terceiro Mundial.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas