Siga a folha

Suécia vence Austrália e conquista terceiro lugar na Copa do Mundo feminina

Equipe europeia, mais tradicional na modalidade, supera anfitriãs em estádio lotado

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A torcida da Austrália voltou a fazer uma bonita festa na Copa do Mundo feminina, mas não conseguiu levar seu time à terceira colocação. A disputa por essa posição, na noite australiana de sábado (19), foi vencida pela Suécia, uma seleção de maior tradição na modalidade.

A formação europeia impôs seu jogo e triunfou por 2 a 0, com gols de Fridolina Rolfö e Kosovare Asllani. Repetiu, assim, o resultado obtido nas edições de 1991, 2011 e 2019 do Mundial. Sua melhor campanha foi o vice-campeonato em 2003.

Suecas demonstraram superioridade sobre as australianas - Patrick Hamilton/AFP

Já a Austrália, sede do torneio atual ao lado da Nova Zelândia, jamais havia chegado tão longe. Por isso, mesmo com a derrota, as jogadoras foram bastante aplaudidas no Suncorp Stadium, em Brisbane.

Responsável pela eliminação de duas das equipes favoritas ao título –Estados Unidos e Japão–, a Suécia tinha caído nas semifinais, em duelo dramático com a Espanha. Mas o time se recuperou e mostrou força para conquistar o terceiro lugar.

A partida estava equilibrada, com bons momentos das australianas, mas um pênalti, convertido por Rolfö aos 30 minutos do primeiro tempo, mudou o rumo do confronto. As suecas passaram a dominar e fecharam a contagem aos 17 da etapa final, em contra-ataque finalizado por Asllani.

A Copa do Mundo terá sua partida derradeira no domingo, às 7h (de Brasília), no estádio Olímpico de Sydney. Espanha e Inglaterra, que jamais haviam chegado à decisão, vão brigar pelo título inédito.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas