Siga a folha

Descrição de chapéu violência

STJD determina portões fechados nos jogos do Sport após ataque ao ônibus do Fortaleza

Seis jogadores da equipe ficaram feridos por fragmentos de vidro quebrado

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), José Perdiz, determinou nesta sexta-feira (23) que os próximos jogos do Sport em competições nacionais sejam realizados sem a presença de torcida, nos casos em que o clube for o mandante da partida. Quando atuar como visitante, o clube de Recife ficará sem a carga de ingressos a que teria direito.

A decisão atende a uma liminar solicitada pela Procuradoria do órgão e vem após o ônibus do time do Fortaleza ter sido atacado com pedras e artefatos explosivos por torcedores do Sport depois de as duas equipes terem se enfrentado na Arena Pernambuco, pela Copa do Nordeste. A partida na quarta-feira (21) terminou empatada em 1 a 1.

O goleiro João Ricardo, os defensores Titi e Dudu e o meio-campista Lucas Sasha, assim como os zagueiros argentinos Gonzalo Escobar e Emanuel Brítez, foram feridos por fragmentos de vidro quebrado e necessitaram de atendimento médico.

Goleiro João Ricardo ferido após ataque contra ônibus do time do Fortaleza - Divulgação/Fortaleza EC

"Referido ato criminoso, demonstrou a falta de segurança, e o descumprimento por parte do Sport Club Recife (Clube Mandante) de princípios basilares do Esporte Brasileiro", diz Perdiz na decisão publicada pelo STJD. "O Sport Club Recife deveria providenciar a segurança e integridade de todos os envolvidos, principalmente durante o trajeto de ida e saída da praça desportiva."

A punição ao Sport ficará em vigor até o julgamento em primeira instância de futura denúncia a ser oferecida pela Procuradoria.

O ataque foi condenado por grande parte dos clubes brasileiros, que ao mesmo tempo se solidarizaram com o Fortaleza, vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2023, torneio que disputará novamente neste ano.

"O Sport Club de Recife repudia veementemente os atos de violência cometidos contra o ônibus da delegação do Fortaleza", escreveu o tradicional time nordestino, que atualmente compete na Segunda Divisão, em uma mensagem na rede X.

O Fortaleza, dirigido pelo argentino Juan Pablo Vojvod, lidera o Grupo B da Copa do Nordeste com sete pontos, enquanto o Sport está em segundo no Grupo A, com a mesma pontuação.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas