Siga a folha

Descrição de chapéu F1

Norris vence GP da Holanda e encerra invencibilidade de Verstappen em casa

Britânico reduz vantagem do holandês no mundial de pilotos para 70 pontos

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Alan Baldwin
Zandvoort (Holanda) | Reuters

Lando Norris, da McLaren, encerrou a invencibilidade de Max Verstappen em casa com uma vitória dominante no Grande Prêmio da Holanda neste domingo (25), na segunda vitória de sua carreira na Fórmula 1, dando novo fôlego ao campeonato.

O tricampeão mundial da Red Bull terminou 22,896 segundos atrás, depois de assumir a liderança no início, mas sendo ultrapassado na 18ª de 72 voltas, com Charles Leclerc, da Ferrari, cruzando a linha de chegada em terceiro lugar.

Foi a primeira vez desde que a corrida retornou ao calendário em 2021 que Verstappen não triunfou em Zandvoort, estendendo sua sequência de derrotas nesta temporada para cinco corridas.

Sua vantagem sobre Norris foi reduzida de 78 para 70 pontos, com a McLaren também reduzindo a vantagem cada vez mais vulnerável da Red Bull no campeonato de construtores de 42 para 30.

Britânico Lando Norris, da McLaren, após vitória no GP da Holanda de F1 - Reuters

"É incrível. Eu não diria uma corrida perfeita por causa da primeira volta novamente, mas ainda foi lindo. O ritmo estava forte, o carro estava incrível", disse Norris, que conquistou sua primeira vitória em Miami em maio.

"Eu pude pressionar e ultrapassar Max. Foi uma corrida direta. Difícil, mas agradável."

Norris havia começado na pole position pela quarta vez em sua carreira e a corrida de domingo na arejada costa holandesa, na frente do exército laranja de fãs de seu rival, foi a primeira vez em que ele converteu a vantagem em vitória.

Parecia na largada que ele poderia ter jogado tudo fora mais uma vez, com o britânico de 24 anos fazendo uma largada lenta, enquanto Verstappen, que largou em segundo, pisava no acelerador e liderava na curva um.

A McLaren, no entanto, claramente estava em um ritmo melhor, e, se valendo da utilização da asa móvel, Norris passou por dentro na curva um na 17ª volta e passou a se afastar constantemente.

Norris também levou um ponto de bônus pela volta mais rápida e foi eleito 'piloto do dia' pelos fãs.

"Você sempre espera fazer melhor. Tivemos um bom início e tentamos tudo o que podíamos, mas ficou claro que não éramos rápidos o suficiente", disse Verstappen.

O companheiro de equipe de Norris, Oscar Piastri, foi o quarto, à frente de Carlos Sainz, da Ferrari, com Sergio Perez, da Red Bull, em sexto.

O par da Mercedes, George Russell e Lewis Hamilton, terminou em sétimo e oitavo, com Pierre Gasly, da Alpine, em nono —e uma volta atrás— e Fernando Alonso conquistando o último ponto para a Aston Martin.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas