Siga a folha

Instituto Alok apoia organização fundada por Nobel da Paz na Índia

Entidade visitou Kailash Satyarthi, que resgatou 115 mil crianças do trabalho infantil e lidera movimento de compaixão social

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Instituto Alok oficializou nesta semana uma parceria com a organização liderada pelo indiano Kailash Satyarthi, vencedor do prêmio Nobel da Paz que atua a favor dos direitos de crianças. A ação sela a aproximação iniciada em 2021, quando Alok se encontrou virtualmente com o ativista.

A organização brasileira apoiará o programa Amigas da Criança, da Kailash Satyarthi Children’s Foundation, durante três anos.

Devam Bhaskar, diretor do Instituto Alok, em encontro com ativista indiano Kailash Satyarthi - Divulgação

Pelo menos 3.500 crianças da região de Madhya Pradesh, no centro da Índia, serão beneficiadas com ações de educação, formação cidadã, combate ao trabalho infantil e ao casamento precoce. Agentes do governo e do sistema judicial de 110 cidades também serão capacitados.

Ativo no movimento indiano contra o trabalho infantil desde os anos 1990, tendo libertado milhares de crianças de diversas maneiras de escravidão, Satyarthi recebeu o Nobel da Paz em 2014. Na ocasião, ele dividiu o prêmio com a paquistanesa Malala Yousafza.

Sua organização já atuava desde 2004 e resgatou 115 mil crianças do trabalho infantil, além de evitar cerca de 400 casamentos precoces.

"É muito significativa a maneira como meninos e meninas elegem suas lideranças, participam das decisões comunitárias, conscientizam outros jovens e seus familiares e dialogam com as autoridades", afirma Devam Bhaskar, diretor do Instituto Alok.

Ele esteve com o indiano nesta semana, em Nova Délhi, e ficou impressionado com a estratégia do "Parlamento da Criança".

Kailash Satyarthi Children's Foundation atua na Índia por direitos das crianças, contra trabalho infantil e casamento precoce - Divulgação

"Nossa intenção é formar cidadãos que realizam a democracia, que valorizam a participação e tem espírito de liderança", diz Kailash Satyarthi.

O ativista impulsiona o movimento "Compaixão em Ação", que combina coexistência pacífica com o sentimento de fraternidade e a construção de um futuro sustentável para todos.

Atuando junto a empresas, organismos internacionais, políticos e outras ONGs, Kailash vê uma distância entre pessoas que tem sensibilidade e empatia por populações mais vulneráveis e aqueles que de fato transformam realidades.

"É preciso que haja consciência, mas precisamos nos direcionar para uma compaixão social. Compaixão é o que move, é a ação concreta para gerar mudanças significativas", diz ele.

O Instituto Alok, fundado em 2020, direciona recursos a projetos sociais no Brasil, na África e, agora, na Índia. Em 2022, criou um fundo filantrópico para apoiar o uso de tecnologia para o bem-estar e o fortalecimento da identidade indígena.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas