Descrição de chapéu sustentabilidade

Vedacit conquista certificação de Empresa B

Companhia é primeira do ramo de impermeabilizantes a obter selo destinado a negócios que equilibram propósito e lucro e quer influenciar setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e São Paulo (SP)

A Vedacit, fabricante de produtos para o setor de construção civil, anunciou em evento na manhã desta quinta-feira (23), em São Paulo, sua certificação como Empresa B. O selo reconhece o compromisso de companhias com o impacto socioambiental de suas ações.

O Sistema B é um movimento global, fundado nos Estados Unidos pela B Lab, que avalia negócios que conseguem equilibrar propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões para trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente.

A Vedacit alcançou 87,6 pontos na avaliação de impacto, conquistando espaço entre as 274 empresas chanceladas no país. Na América Latina são 1.006 e, no mundo, 6.279.

Evento da Vedacit celebra conquista da companhia como empresa B certificada
Evento da Vedacit celebra conquista da companhia como empresa B certificada - Divulgação

"Esse é um marco da nossa jornada de sustentabilidade, que começou em 2018", afirmou Marcos Bicudo, presidente da Vedacit, na abertura do evento com clientes, fornecedores, parceiros e a família Baumgart, que fundou a marca em 1936.

"Ser uma das primeiras empresas certificadas do setor de construção civil é um compromisso de transformação na sociedade brasileira", completou Bicudo.

A jornada iniciada há cinco anos teve como marco a decisão de usar o Sistema B como instrumento para medir a performance da companhia.

"Em 2018, levamos nossos executivos à Fundação Dom Cabral para entender como promover sustentabilidade e decidimos usar o Sistema B porque os requisitos de avaliação eram desafiadores", relembra Luis Fernando Guggenberger, executivo de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.

"Este é apenas um passo para contribuir com um ecossistema mais viável para o mundo e os negócios, e a certificação é uma sinalização da sociedade sobre nossa jornada."

Marcos Bicudo, presidente da Vedacit, anuncia certificação da companhia como 'Empresa B'
Marcos Bicudo, presidente da Vedacit, explica que ser a primeira empresa certificada do setor de construção civil é um compromisso de transformação - Divulgação

No Brasil desde 2012, o Sistema B aposta na certificação como forma de apoiar um novo sistema econômico, unindo atores sociais como governos, universidades, coalizões e outras instituições.

"A mágica maior não está no certificado, e sim na vontade de mudar, de envolver colaboradores, fornecedores, a comunidade", disse Rodrigo Santini, diretor-executivo do Sistema B Brasil.

Para ele, ter uma empresa de destaque na construção civil certificada influencia o setor para uma economia mais humana, atenta a temas como desigualdade social, inclusão e produção responsável.

"Precisamos trabalhar na equidade e na regeneração da sociedade e esse futuro só será alcançado com a união de diversos setores."

O evento contou com uma roda de conversa entre Marcos Bicudo; Karin Baumgart, presidente do conselho do Instituto Vedacit; Cinthia Gherardi, diretora de Marketing e Relacionamento no Sistema B Brasil, e Paulo Boneff, gerente geral do Instituto Gerdau. A mediação foi de Eliane Trindade, editora do Folha Social+, plataforma voltada à temática socioambiental na Folha.

"Desde o início da nossa história como empresa, meus avós demonstravam forte preocupação e cuidado com os colaboradores", relembrou Karin Baumgart, que criou o comitê de sustentabilidade na Vedacit.

"E esse compromisso com as pessoas foi um dos valores fundamentais para a mobilização que deu início a essa jornada."

"A gente vem aprendendo muito desde que também iniciamos a certificação na Gerdau", contou Paulo Boneff. "E nessa história há quatro elementos que têm feito a diferença: propósito, cultura, liderança e pessoas."

Cinthia Gherardi, do Sistema B, explicou que mais de 10 mil empresas se submeteram à avaliação de impacto no país, mas menos de 300 conquistaram a certificação.

"Ter a Vedacit chegando é fundamental porque a construção civil ainda é um setor com baixa consciência ambiental, apesar do grande impacto social."

A companhia estruturou uma série de iniciativas e metas públicas para 2025. Na frente ambiental, por exemplo, a empresa zerou seus resíduos de produção enviados a aterros, usa energia 100% renovável nas unidades de São Paulo e Itatiba, implantou coleta seletiva e passou a tratar todo o efluente doméstico em São Paulo.

Na gestão de pessoas, atingiu o índice de 81% de satisfação entre funcionários, qualificou práticas de remuneração e de benefícios com licenças maternidade e paternidade estendidas.

As práticas de governança incluíram uma nova política de proteção de dados e sistema de QR Code para controle de qualidade em embalagens. O tempo de resposta aos consumidores foi reduzido.

Junto à comunidade, a Vedacit se comprometeu a aumentar a contratação de fornecedores nacionais, passou a incentivar e remunerar o trabalho voluntário entre funcionários e criou um programa de subsídio à reforma de casas das famílias de colaboradores.

"Temos 25 milhões de moradias insalubres e 5 milhões de déficit habitacional no Brasil", disse Otto Baumgart, presidente do conselho administrativo do Grupo Baumgart.

"Nós da família sempre fomos ensinados e contribuir para a melhoria da sociedade e essa certificação demonstra os resultados do empenho desses valores na história da nossa empresa."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.