Siga a folha

Após três anos exibindo desfiles das campeãs, TV Brasil cancela programação

Emissora ligada ao governo Bolsonaro diz que decisão acompanha reelaboração da programação

Desfile da Mancha Verde, campeã do Carnaval paulista neste ano - Rivaldo Gomes/Folhapress

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Pela primeira vez após três anos exibindo os desfiles das escolas campeãs do Rio de Janeiro e de São Paulo, a TV Brasil, emissora pública ligada à EBC (Empresa Brasil de Comunicação), não vai fazer a transmissão do evento.

Em São Paulo, desfilam, a partir das 21h desta sexta (8) percorrendo a madrugada de sábado (9), as escolas Estrela do Terceiro Milênio, Barroca Zona Sul, Pérola Negra, Império de Casa Verde, Unidos de Vila Maria, Rosas de Ouro, Dragões da Real e a campeã Mancha Verde.

No Rio de Janeiro, voltam à passarela, a partir das 21h de sábado (9), também embarcando na madrugada de domingo (10), Mangueira, Viradouro, Vila Isabel, Portela, Salgueiro e Mocidade.

Embora a Globo compre o direito de transmissão dos desfiles, a emissora tradicionalmente cede, sem custos, para a TV Brasil os direitos de exibição dos desfiles das campeãs. 

Porém, com a troca de direção na emissora realizada pelo governo Bolsonaro —e embora respondesse por récordes de audiências da rede—, essa programação foi cancelada. 

Questionada sobre a decisão, a TV Brasil respondeu, via assessoria de imprensa que, "em virtude da reestruturação da EBC, a programação de seus veículos está sendo revista e em processo de elaboração", e que, portanto, "em consequência, a TV Brasil não transmitirá desfile de escolas de samba do Carnaval".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas