Siga a folha

Show para 5.000 pessoas em Barcelona não deixa sinais de coronavírus, diz médico

Evento era parte de um teste clínico para buscar formas seguras de fazer retomada das atividades

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Barcelona | AFP

Não há nenhum sinal de contágios após o show com 5.000 espectadores ocorrido em 27 de março em Barcelona, na Espanha, como parte de um teste clínico para buscar formas seguras de fazer eventos em meio à pandemia da Covid-19, anunciaram nesta terça-feira (27) os organizadores.

Os espectadores não precisaram respeitar o distanciamento físico, mas utilizaram máscara, e "não há nenhum sinal que sugira que aconteceu uma transmissão [do novo coronavírus] dentro do evento", anunciou Josep Maria Llibre, médico do hospital Germans Trias I Pujol.

Todos os participantes foram submetidos a um teste de antígenos antes do evento e usaram máscaras PFF2 durante o espetáculo.

De acordo com o médico, foram registrados apenas seis casos positivos, 15 dias depois do show, e os organizadores têm certeza de que "em quatro casos a transmissão não aconteceu durante o evento". "Com ventilação otimizada, triagem de antígenos e uso de máscara, é possível garantir um espaço seguro", disse o médico.

O show do grupo Love of Lesbian, um dos principais do cenário musical espanhol, foi promovido por um grupo de festivais e promotores musicais e pelo hospital Germans Trias I Pujol com o objetivo de mostrar que as apresentações podem ser compatíveis com a pandemia.

"Acredito que, mais uma vez, Barcelona e a cultura barcelonesa estão na vanguarda de uma situação que é nova, que consiste em preservar a atividade cultural com todas as garantias de saúde", celebrou Jaume Collboni, vice-prefeito da cidade.

"O mundo olha para nós, muitas pessoas nos perguntam como fizemos. O trabalho colaborativo foi a chave", disse Angels Ponsa, secretária de Cultura do governo da Catalunha.

A mesma equipe organizou em dezembro um teste piloto desse protocolo em uma casa de espetáculos de Barcelona, com 500 participantes previamente testados para Covid-19. Depois de vários dias, nenhum foi recebeu um diagnóstico positivo.

O show de Barcelona foi uma das poucas iniciativas do tipo organizadas na Europa. Outro espetáculo similar aconteceu em março na Holanda, com 1.300 pessoas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas