Siga a folha

Descrição de chapéu Livros

Companhia das Letras deixa de publicar obra de Carlos Drummond de Andrade

Editora afirma não ser possível aceitar termos de renovação do contrato, após dez anos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Depois de dez anos, a editora Companhia das Letras anunciou nesta quarta (25) que vai deixar de editar a obra de Carlos Drummond de Andrade.

A editora informa que não viu possibilidade de aceitar os termos de renovação do contrato, sem dar detalhes. Os livros ainda ficarão disponíveis por seis meses.

A biografia do poeta de Itabira, que está sendo escrita pelo jornalista Humberto Werneck, tem sua publicação mantida na editora para o ano que vem.

Estátua de Drummond em Copacabana, no Rio de Janeiro - Xinhua -16.jun.2021/Rahel Patrasso

Entre poesia, crônica, diários, antologias e livros infantis, a Companhia das Letras publicou 54 títulos de um dos maiores autores da língua portuguesa.

"Fomos pautados pelo profundo respeito, pelo entusiasmo e pela absoluta admiração, cientes da responsabilidade e da alegria de publicar um dos nossos maiores poetas", disse a editora, em nota.

Antes da Companhia das Letras, a obra de Drummond era editada pela Record. Alguns volumes da obra do poeta também saíram pela extinta editora Cosac Naify.

Em 2012, Drummond foi o autor homenageado da Flip.

Pedro Graña Drummond, neto do poeta e detentor dos direitos, afirmou que o contrato para a publicação da obra pela Companhia das Letras tinha validade de dez anos e expirou. Também agradeceu pelo trabalho da editora.

A agência literária Riff, que negociava edições das obras do escritor pelos últimos 20 anos, também afirmou nesta quarta não mais o representar. Os direitos passam a ser tratados diretamente com os netos de Drummond, Pedro e Luis Maurício, segundo nota da agência.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas