Siga a folha

Caetano Veloso exige saber onde estão Bruno Pereira e Dom Phillips em show

Fala do cantor ocorreu em apresentação no Rio de Janeiro pela turnê de seu novo disco 'Meu Coco' nesta quarta-feira

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O cantor Caetano Veloso exigiu saber onde estão o jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, desaparecidos na floresta amazônica desde domingo. A manifestação do artista aconteceu durante um show nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, na turnê de seu novo álbum "Meu Coco".

Caetano Veloso durante show da turnê 'Meu Coco' em São Paulo - Espaço das Américas

"Nós precisamos saber, exigimos que se descubra onde estão Bruno Pereira e Dom Phillips", afirmou o cantor no palco, quando foi aplaudido pelos fãs.

Colaborador do jornal britânico The Guardian, Phillips mora no Brasil há mais de dez anos e trabalha em um livro sobre conflitos em terras indígenas. Pereira é um dos indigenistas mais experientes do Brasil, conhece a Amazônia e faz parte da Univaja, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, a organização que soou o alarme sobre o desaparecimento dos dois.

O indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian - @domphillips no Twitter e Daniel Marenco/Agência O Globo

Eles foram vistos pela última vez na comunidade de São Rafael, na região do vale do Javari. O desaparecimento tem mobilizado as redes sociais. De jornalistas como o editor do The Guardian, Jonathan Watts, até políticos como o ex-presidente Lula têm feito publicações cobrando as autoridades por respostas.

As Forças Armadas e polícia do Amazonas seguem nas buscas pelos desaparecidos. Mas o governo brasileiro tem sofrido críticas pela lentidão dos esforços de busca e resgate.

Depois da divulgação de uma nota do Exército sobre o caso —na qual afirmava estar em "condições de cumprir missão", mas que aguardava "acionamento por parte do Escalão Superior"— causar revolta, a Justiça Federal determinou que o governo Bolsonaro efetive imediatamente a disponibilização de helicópteros, embarcações e equipes de buscas, seja da Polícia Federal, seja das forças de segurança ou das Forças Armadas, para localizar Pereira e Phillips.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas