Descrição de chapéu Café da Manhã

O que se sabe até agora sobre o desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips; ouça podcast

Indigenista brasileiro e jornalista inglês viajavam pelo Vale do Javari, no Amazonas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal britânico The Guardian, estão desaparecidos na Amazônia desde o último domingo (5). Os dois viajavam pelo Vale do Javari, no extremo oeste do estado do Amazonas, perto da fronteira com o Peru.

Phillips mora no Brasil há mais de dez anos e trabalha em um livro sobre conflitos em terras indígenas. Pereira é um dos indigenistas mais experientes do Brasil, conhece a região e faz parte da Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari), a organização que soou o alarme sobre o desaparecimento dos dois ainda no domingo.

Os indígenas denunciam que a resposta do governo brasileiro tem sido lenta, e a Justiça Federal ordenou nesta quarta-feira (8) que o Executivo intensifique as buscas.

No episódio desta quinta-feira (9), o Café da Manhã trata do que se sabe até agora sobre o desaparecimento. O podcast conversa com Antenor Vaz, ex-chefe da Funai no Vale do Javari, sobre o contexto de conflitos na região, e com o repórter da Folha João Gabriel, que acompanha as investigações do caso.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.